Alexandre Cedrim

Alexandre Cedrim

Administrador de Empresas e Consultor Organizacional

Postado em 27/12/2018 08:13

O desafio da produtividade

Uma das preocupações de todos os empresários, assim que a empresa inicia suas operações, deveria ser o desempenho produtivo de sua mão-de-obra, pois depende deste recurso intangível a produção esperada pela capacidade tangível instalada.

Mas as empresas que tendem a se preocupar com índices de produtividade, lucratividade, retorno do capital empregado e outros, são as que estão no segmento de média empresa para cima, pois o ambiente competitivo desses segmentos não perdoa as que apresentem índices distanciados da média setorial.

Quando observamos as empresas que estão incluídas nos segmentos de pequena e micro empresa, notamos que uma parcela significante ainda confunde produtividade, que é meio, com o resultado financeiro, que é objetivo, utilizando métodos empíricos como as percepções de seus proprietários, que no geral, não estão erradas, porque, em certos casos, resultam em sobra de numerário.

No universo empresarial encontramos a metodologia de cálculo de vários índices relativos à produtividade como: medir a produtividade do quadro funcional levando em conta o faturamento; a participação individual dos funcionários em relação ao lucro liquido da empresa, porém estas duas e várias outras, estão sempre relacionadas com os registros confiáveis que todas organizações devem ter, independentemente dos registros contábeis que, em muitos casos, não representam a realidade acontecida.

O resultado apresentado, com a utilização do índice de produtividade escolhido e utilizado, representa uma média da empresa, mas como afirmou Delfim Neto, depende como ela será utilizada para melhoria do seu desempenho.

Imaginemos uma empresa com um contingente de 20 pessoas, sendo 10 no setor de produção e 10 nos outros setores, com um faturamento de 10 milhões anuais, A média de produtividade por pessoa, desde que utilize o índice de produtividade por empregado, é de 500 mil, sendo que o setor produtivo apresenta a produtividade média de 1 milhão. Para conseguir um aumento da produtividade no próximo ano, o empresário pode dispor de três ferramentas básicas: 1) diminuir o número de empregados, exceto o da produção, mantendo o resultado apresentado; 2) Modernizar seu parque industrial, no caso de empresa de transformação ou agrícola, conservando inalterado seu quadro de pessoal; 3) Melhorar o desempenho dos empregados através de capacitação e aumentar a produção com a mesma mão-de-obra.

A utilização de qualquer uma das ferramentas anteriormente tratada fará a empresa produzir mais em menos tempo, mas o componente mais importante neste processo é a performance individual dos seus empregados. E esta performa depende principalmente do nível de escolaridade das pessoas admitidas, pois quanto melhor este nível melhores resultados serão alcançados pela qualificação adquirida nos cursos profissionais concluídos.

Voltemos ao micro ou pequeno empresário, que utiliza apenas a sua percepção para medir o resultado final da empresa, ele tomará a decisão correta?

E para finalizar, um trabalhador americano fez o mesmo trabalho de quatro trabalhadores brasileiros; um sul-coreano ou chileno de dois brasileiros; um argentino de um brasileiro e meio.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Eduardo Regueira Sábias palavras mas na prática é um pouco diferente em uma econômica instável como a nossa. Parabéns.
  • janaina RESOLUÇÕES DE ANO NOVO: Deixar de fumar, emagrecer, um novo emprego, um novo curso, crescer na carreira ou fazer a viagem com que sempre sonhou. "Ano Novo Vida Nova" Mas como ter uma vida nova mantendo os velhos hábitos? Como fazer algo novo sem aprender uma nova habilidade? As resoluções ajudam a