Francisco Souza Guerra

Francisco Souza Guerra

Procurador Geral do Município de Penedo

Postado em 11/08/2017 12:05

Ser advogado nos dias atuais é...

Parabéns aos Colegas do sacerdócio da luta das causas da humanidade. Responsáveis que somos pela difícil e as vezes pouco compreendida luta diária em prol da aplicação da lei em defesa dos sofridos cidadãos brasileiros.

Uma vida difícil, às vezes solitária frente a um sistema judiciário repleto de imperfeições. O advogado é esta personalidade que é obrigado a se motivar apenas lastreado em seu próprio senso de dever e da esperança do triunfo da justiça que carrega no peito.

Longe, muito longe do ganho se agiganta em seu espírito a indignação frente às injustiças. Quantas vezes nada ganhamos além de inimizades na causa que defendemos, apenas por nos deixar guiar por um sentimento pessoal de ver o justo prevalecer.

Ser advogado é se contentar com esporádicas porém intensas alegrias. Percorremos caminhos árduos, às vezes sofridos, para muitas vezes receber os aplausos exclusivos de nossa consciência.

Uma pena nós advogados não possuirmos a cristalinidade para permitir a sociedade nos conhecer por dentro. Decerto seria uma visão muito diferente de meros emplumados de paletó e gravata, trafegando numa sociedade consumista que nos vê como elite. Não sabem eles nossas agruras.

Às vezes me pergunto porque escolhi ser advogado. Achei depois de mais de 25 anos de carreira uma única explicação para justificar esta vida de sacrifício e luta continua: mesmo não tendo tempo de me deitar sob os louros de uma única vitória, o simples fato de mesmo em raras oportunidades ver a justiça acontecer toca a minha alma como a melhor das melodias e me aproxima de Deus. Isto para mim justifica a minha opção de advogar.

Por isso desejo a todos a graça da vitória pelo justo, afim de que alimentemos nossa alegria de combater um bom combate e de sermos felizes pela gloriosa missão que abraçamos. Forte e sincero abraço a todos.
 

Comentários comentar agora ❯