Isabel Cristina Medeiros de Barros

Isabel Cristina Medeiros de Barros

Clínica Geral com Pós-Graduação em Medicina do Trabalho

Postado em 20/10/2009 00:18

Ônibus da Saúde

Por que após mais uma década de bons serviços prestados, o EXPRESSO DA SAÚDE hoje se encontra abandonado no pátio da secretaria de saúde?

Corta o coração ver aquele veículo esquecido, à exposição do sol, da chuva e do descaso do poder publico depois de tantos anos servindo à saúde da população penedense, principalmente dos povoados mais distantes.

A história do EXPRESSO SAÚDE começou em maio de 1999, quando o vereador Dr. Raimundo Jorge era o secretário de saúde e fui convidada pelo mesmo para fazer parte da equipe e fui a “médica do ônibus”, juntamente com os dentistas Dr. Robson Lessa e Dr. Ubiracy A. Dantas, além do motorista e cuidador do ônibus, o Sr José Rodrigues da Silva (Zé Taba), que conduziu o seu companheiro e nossa equipe por todos esses anos. Fizeram parte dessa história outros profissionais, mas não vou citar para evitar o esquecimento de alguém, pois todos foram importantes. Vale salientar que a gestão passada deu continuidade e realizou melhorias no serviço que foi mantido durante todo o mandato.

Lembro com saudades dos sábados em que a “princesinha do agreste”, nome carinhoso dado pelo motorista Zé Taba, enfrentava sol, chuva e caminhos difíceis para atender em locais onde a assistência médica e odontológica era escassa, conseqüência da distância ou a falta de profissionais no PSF local. Recebido com alegria, o “EXPRESSO SAÚDE” se transformava num Posto de saúde ambulante cujo atendimento era bem-vindo e necessário para várias famílias carentes de atenção. Às vezes, acordar às 6 horas da manhã nos sábados para enfrentar os longos percursos era penoso, mas no povoado o cansaço desaparecia, diante da ansiedade do povo em ser atendido. Perdi a conta dos almoços com galinha de capoeira; nos povoados Santa Margarida, Conrado I e II, Marizeiro, Palmeira Alta, Manibú, Pescoço; além dos peixes deliciosos do Pov. Marituba do Peixe, Capela, Cooperativas e tantos outros servidos após os atendimentos.

Devo ao “amigo ônibus” o fato de ter conhecido quase todos os povoados e sítios desse município durante os quase dez anos de atividade no mesmo. O EXPRESSO também prestou seus serviços aos presidiários em frente à delegacia, devido à dificuldade obvia de acesso ao atendimento médico e odontológico e aos comerciários, no centro da cidade.

Acredito que os pedidos das comunidades para a ida do ônibus continuem, assim como a solicitação dos vereadores, para a presença do mesmo onde se faz necessário, mas, se esses pedidos são feitos, agora não podem ser atendidos, devido ao estado de “decomposição” em que se encontra o bravo veículo.

Neste descaso do poder público, o meu “amigo ônibus” definha em silêncio naquele pátio e pode se transformar em mais uma “sucata da saúde”. Esperamos que os que fazem o poder “acordem” a tempo de salvar o veiculo que foi a salvação de muitos e hoje precisa de salvação.
Ah! Pelo expresso e pelos “companheiros de aventuras”, aproveito para mandar lembranças a todos os outros lugares que passamos e que nunca serão esquecidos! Tabuleiro, Catrapó, Carapina, Campo Grande, Ponta Mufina, Castanho Grande, Prosperidade, Espigão, Pescoço, Marcação, Itaporanga, Ibiras I,II e III..............

Comentários comentar agora ❯

  • João da Costa lembramos do seu Zé Taba, e toda a equipe do onibus que sagradamente aos sábados vinha visitar a pobresa, hoje o seu Zé não tá mais, e os médicos são outros, isto é o que mesmo, politica da saúde da família.
  • Nani Rodrigues Ótima matéria!!! É hora de seguir em frente e reinvindicar o direito á saúde! Não se poder calar! É preciso resistir e lutar pela garantia do direito universal: Saúde, direito de todos|!
  • Alexandre Tancredo Pereira Ribeiro Nossa cidade vez por outra experimenta o progresso mentorado por pessoas otimistas que visam o bem coletivo. Mas infelizmente estas coisas que nos chegam por intermédio das vias políticas, tem vida curta ou este político é contemplado com novos mandatos, que continuará dando sustentação ao progresso implantado. Eis que o cargo é preenchido por um novo político eleito, então... deixa no esquecimento qualquer coisa feito pelo seu antecessor; com medo de que o povo se lembre apenas de quem realizou a obra. Um ledo engano, pois é muito mais lembrado pelo povo quem a conserva!!! Parabéns, DRª. Isabel Cristina precisamos de pessoas que utilizam os meios de comunicação e não tem memória curta.
  • fernanda maria matos dotora Isabel a saudade é grande , aqui na cooperativa jamais terá uma médica como a senhora , tudo de bom para a sen hora e toda sua família e muito obrigado por tudo que senhora fez por mim e por meus filhos