João Pereira

João Pereira

Advogado, escritor e atento observador da política

Postado em 21/06/2017 15:12

A esperada plástica na velha Penedo

Imaginemos uma velha, perfeitamente lúcida, mal vestida, suja, maltrapilha e despenteada. Não nos dá a impressão de um corpo arruinado que respira e se move na direção de um antecipado cortejo fúnebre? É uma deprimente visão de total desleixo que agride a boa aparência e a beleza, denunciando ausência de seno estético. Essa imagem, que denota acomodação e displicência, aliada uma falta de vitalidade, demonstra a mais explicita renúncia pela vida.

Assim, por décadas, vinha se comportando a velha Penedo que, esquecida de seu invejável passado, entregou-se ao desprezo de si própria. O presente era um dia a mais e o futuro, inexistente, uma continua e monótona sucessão de novos dias. Como nada dura para sempre, o compasso de espera, quase uma eternidade, foi quebrada por promissora inspiração do atual gestor dos seus interesses, prefeito Március Beltrão, submetendo-a a uma cirurgia plástica para tirar-lhe as estrias e as rugas do tempo, imbuindo-a da natural vaidade feminina, do amor próprio e vivacidade para renovar-lhe o élan vital há muito adormecido.

Os locais dessa intervenção cirúrgica, praça Floriano Peixoto, o mais importante, estenderam-se para outras artérias, aumentando, sem dúvida, as expectativas dos Penedenses. Há muito esperávamos o desfecho desse importante empreendimento que vem ao encontro de uma visão funcional das cidades modernas, tornando-as mais humanas, proporcionando o bem-estar, o lazer e a fácil locomoção das pessoas. Não podemos deixar de realçar, dentro dessa finalidade, o alargamento de algumas calçadas. Não temos, na nossa mente o resultado final, o retrato dessas obras, mas, pelo que acompanhamos, achamos que irão causar um impacto de admiração por conseguir irmanar, na mesma gestação, o belo e o agradável. Infelizmente, lamentamos que o projeto da praça acima não a tenha contemplado na sua totalidade. Não encontramos justificativa desse grande pecado que clama por uma reconsideração para que ganhe a salvação e a graça da inspiração que o concebeu. A permanência de uma via e estacionamento para automóveis, uma horrível ruga, comprometeu a perícia da plástica, impedindo de ser admirada na plenitude de sua beleza.

Naturalmente que outras plásticas serão necessárias para completar a harmonia visual a ser refletida em todo o conjunto de seu corpo. Nesse sentido, para fazê-la transpirar ares de rejuvenescimento e elegância, com um rosto liso e sem rugas, achamos que o bisturi deve entrar em ação para remover as horríveis barracas da praça Costa e Silva e ruas adjacentes nas quais se realizam as feiras, substituindo-as por outras padronizadas que reflitam o bom gosto.

As obras em referência, embora não atinjam o nível de uma epopeia, são de suma importância para uma cidade histórica que tem uma tradição cultural e que pretende fazer do turismo a principal ou uma das principais alavancas para o seu desenvolvimento. Refletem, assim, uma visão do imprescindível por parte da atual administração municipal que, como outra qualquer, revela suas qualidades quando sabe ir ao encontro das aspirações do município através de obras, uma corriqueiras e outras, pelo impacto que podem causar, atingem o status de inesquecível lembrança por sucessivas gerações. O calçadão da Floriano Peixoto adquirirá, sem sombra de dúvida, a virtude das realizações inesquecíveis.

Inaugurado, se possível fosse com as obras complementares acima referidas, a velha Penedo pode ter alta, deixar a clínica saltitante, rebolar-se e, com justa vaidade e faceirice, exibir o seu invejável rejuvenescimento e impecável beleza.
 

Comentários comentar agora ❯