Ronaldo Lopes

Ronaldo Lopes

Engenheiro Civil, Vice-Prefeito de Penedo, Ex-Secretário de Estado e Ex-Diretor Presidente do DER

Postado em 04/10/2017 16:59

Rio São Francisco - 516 anos

Toni Cavalcante
Rio São Francisco - 516 anos
Aos 516 anos de descoberto o Rio São Francisco pede socorro

Em setembro, o governador Renan Filho percorreu, acompanhado de várias lideranças políticas, entre elas prefeitos, vereadores, deputados, secretários e defensores do meio ambiente, o combalido rio São Francisco, em um percurso que teve início em Piranhas e foi concluído em Penedo. O governador viu, de perto, a degradação do Velho Chico, que enfrenta hoje a pior seca dos últimos 100 anos.

Acompanhado do governador de Sergipe, Jackson Barreto e com o apoio dos governadores da Bahia e de Pernambuco, Renan Filho participou de um ato público em Defesa do rio São Francisco na histórica Penedo, considerada a Princesa do São Francisco.

Neste 04 de outubro, data da celebração de seu descobrimento em 1.501, pelo navegador Américo Vespúcio, ao longo do Rio, muitas outras manifestações fizeram coro na defesa do Velho Chico.

A preocupação dos governadores e do povo ribeirinho tem muito sentido. Ao longo do tempo, o rio da Unidade Nacional vem sendo agredido com a construção de barragens para geração de energia, com o desmatamento das suas matas ciliares, com a colocação de esgotos e agrotóxicos diretamente em suas águas, queimadas indiscriminadas e o aterramento de suas nascentes, assoreamento de seu leito.

Entretanto agora, com essa estiagem singular, as notícias são mais preocupantes ainda: o lago de Sobradinho, terceiro maior em volume de água no Brasil, está com apenas 5% de sua capacidade de armazenamento. Há um ano, quando já estava em crise, tinha o dobro desse volume de água.

Em dezembro, a ANA, Agência Nacional de Águas, acredita que Sobradinho vai chegar ao nível zero, ou seja, vai atingir o "volume morto", pela primeira vez na sua história. Quando a cota de água atingir o volume morto, a hidrelétrica, instalada na barragem terá que ser desligada.

Como as soluções para a revitalização do rio São Francisco são de longo prazo, de imediato, temos que rezar muito para São Francisco, o santo, reverter esta realidade. Caso contrário as consequências para o nosso já sofrido Baixo São Francisco são imprevisíveis.
  

Comentários comentar agora ❯