03 Julho 2020 - 10:04

Plataforma oferece formações e conteúdo de apoio emocional para professores

Reprodução
Ferramenta foi apresentada em live nesta quinta-feira (02)

Um espaço 100% online e gratuito, feito por professores e para professores. Essa é a Plataforma Vivescer, ferramenta que oferece conteúdos de apoio emocional, troca de experiências e cursos de aprimoramento para educadores. Este espaço agora está disponível aos professores das redes estadual e municipais de Alagoas graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Península. A iniciativa foi apresentada em uma live nesta quinta-feira (02), que contou com a participação das duas entidades, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de um público de mais de 600 pessoas.

Para se cadastrar, o professor deve acessar o link vivescer.org.br/cadastro/. Lá, ele preenche seus dados e cria uma senha. A plataforma possui, dentre outros atrativos, uma área de interação entre os usuários que funciona como uma rede de apoio, acolhimento e troca de experiências, como também oferta cursos e jornadas de aprendizagem que trazem um novo olhar para a prática docente, abordando inclusive a importância do autocuidado e do autoconhecimento.

Parceria - A parceria que traz a Vivescer para educadores alagoanos nasceu de uma outra parceria – efetuada entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Instituto Península – e contempla uma preocupação que a Seduc já demonstrava em relação aos educadores de Alagoas. No final de maio, o órgão realizou uma escuta com seus professores para saber como eles estavam lidando com o isolamento social e os desafios impostos pela pandemia.

“Pensando neste cenário atual, ouvimos os nossos professores sobre como estão lidando com o isolamento social e quais as suas perspectivas para o futuro, quando as aulas presenciais voltarem. A partir deste levantamento, resolvemos buscar parcerias, como essa com o Instituto Península, para oferecer este apoio a nossos professores. E como somos um Regime de Colaboração, uma grande rede, esta iniciativa se estende também aos Municípios”, destacou Fabiana Dias, gerente de Educação Básica da Seduc.

Rubens Araújo, secretário de Educação do município de Dois Riachos e presidente da Undime, elogiou a iniciativa. “Como educadores, somos um ponto de referência para nossos estudantes e uma ferramenta de esperança para nossos jovens, mostrando que existe um novo horizonte por vir e que estamos juntos para encarar esse desafio. Nessa perspectiva, essa plataforma será muito importante para trabalhar o emocional de nossos professores e agradeço ao Governo de Alagoas e à Seduc por mais esta parceria no Regime de Colaboração”, destacou.

A plataforma – A Vivescer é uma plataforma de formação integral de professores, 100% online e gratuita, tendo sido construída com a colaboração de professores de todo o país em um processo capitaneado pelo Instituto Península.

“A Vivescer enxerga o professor de forma integral e, além de oferecer esta rede apoio, temos as jornadas de aprendizagem com duração de 32 horas, com percursos flexíveis e cujas atividades foram pensadas para serem atrativas e prazerosas para os educadores, podendo ser realizadas em qualquer ordem, lugar e horário”, explica Mariana Breim, diretora de Desenvolvimento Integral do Instituto Península.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯