05 Junho 2020 - 16:54

Governo inicia a montagem de Central de Triagem para Covid-19 em Arapiraca

Divulgação
Unidade poderá realizar até 150 atendimentos diariamente

Após abrir duas Unidades de Urgência para Síndromes Gripais na capital, o Governo do Estado iniciou na última quarta-feira (03) a montagem de uma Central de Triagem – como o equipamento também é conhecido – na cidade de Arapiraca.

Como acontece nas unidades de Maceió – localizadas no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche da Barra, e no Shopping Pátio, no acesso para o conjunto Benedito Bentes –, a nova central instalada no Agreste vai oferecer avaliação médica e, caso o paciente apresente sintomas da doença há pelo menos sete dias, realizar o teste rápido para Covid-19.

A estrutura foi levantada no Ginásio João Paulo II, localizado na Praça Ceci Cunha, e conta com 04 consultórios, 08 poltronas de medicação, área de espera para 100 pessoas e capacidade para realizar até 150 atendimentos por dia, com funcionamento entre 07h e 19h, todos os dias da semana. A inauguração está prevista para o final da próxima semana.

Já no Sertão alagoano, uma nova central de triagem será também inaugurada nos próximos dias em Santana do Ipanema. A unidade foi levantada pelo município nas dependências da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), conta com estrutura similar à unidade que começa a ser montada em Arapiraca e parte do custeio garantida por recursos do Governo do Estado.

Quando procurar

As Unidades de Urgência para Síndromes Gripais, também conhecidas como Centrais de Triagem, foram criadas pelo Governo de Alagoas para atender pessoas com sintomas de gripe, de leves a moderados.

O teste rápido só pode ser aplicado a partir do 7º dia de sintomas porque ele verifica se o organismo já produziu anticorpos contra a doença. Desta forma, a Central de Triagem não é uma central de testagem. Em caso de os sintomas se agravarem antes do sétimo dia, deve-se buscar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Em Maceió, as duas centrais de triagem já realizaram e aplicaram 16.969 testes, sendo 6.140 no Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes) e 10.829 no Ginásio do Sesi (Trapiche da Barra).

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯