14 Dezembro 2018 - 14:24

Gestores são capacitados no combate à desnutrição e obesidade infantil

André Palmeira
Objetivo da capacitação foi levar informações atualizadas sobre amamentação e alimentação

Gestores públicos da saúde de Alagoas participaram nesta semana da “Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil - EAAB”, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério da Saúde (MS) e Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN).

O objetivo da capacitação foi levar informações atualizadas sobre amamentação e alimentação saudável de crianças com até dois anos para agentes de saúde que atuam com esse público nos municípios habilitados a receber o Selo Unicef.

Para atingir a capilaridade nas cidades do interior, a oficina da EAAB formou tutores regionais, em três dias de curso, com atividades teóricas e práticas. A representante do MS, Janine Guimarães, facilitadora da EAAB, que ministrou o curso em Alagoas, falou sobre a importância da conscientização alimentar para o combate à obesidade e à desnutrição infantil.

“Os estudos do ministério mostram que, onde há a implantação da EAAB, melhoram os índices de aleitamento materno e a introdução de alimentação saudável na infância. A estratégia é capacitar os agentes públicos, que estão mais próximos da comunidade. Com uma equipe de trabalho organizada e sensibilizada temos um desmame correto e a introdução dos alimentos adequados”, disse Janine Guimarães.

Ainda de acordo com a representante do MS, é preciso dar atenção especial às crianças menores de dois anos, já que essa é uma “janela de oportunidade” para formação dos bons hábitos alimentares. “Hoje, uma em cada três crianças está acima de peso. Por isso essa ação é uma prioridade da Rede Cegonha e da Política Nacional de Atenção à Saúde Integra da criança”, falou Janine.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯