16 Janeiro 2018 - 10:38

Alagoas é o estado com melhor situação fiscal no país, segundo levantamento

Antonio Augusto Limeira
Governador do Alagoas, Renan Filho (PMDB)

Cinco estados foram os únicos do Brasil cujas contas não se deterioraram nos últimos três anos. Alagoas está na lista e foi destaque durante um levantamento feito pelo economista Raul Velloso.

Segundo a pesquisa, mesmo endividado, o estado fez um ajuste fiscal e como resultado melhorou suas contas. Entre 2011 e 2014 o resultado passou de um déficit acumulado de 548 milhões de reais para um superávit de 943 milhões.

Para que esse resultado fosse atingido, algumas medidas foram adotadas como a redução de 30% no número de cargos comissionados e o fim de cinco secretarias estaduais. Para investimentos, só se houvesse recursos advindos da União.

No governo de Renan Filho (PMDB) a receita foi elevada, fazendo com que os tributos fossem alterados. Com isso a alíquota do ICMS sobre produtos supérfluos passou de 12% para 27%, enquanto a do álcool caiu de 25% para 23%. Sendo assim, a avaliação do Tesouro em relação à capacidade de pagamento do Estado saiu de C, em 2016, para B, no ano de 2017.

De acordo o secretário da Fazenda, George Santoro, em 2015 o estado não condições de pagar suas contas, sendo necessário recursos extraordinários. Agora foram iniciados investimentos em infraestrutura e saúde. Ainda segundo o secretário o gasto com pessoal, porém, ainda é um desafio.

Além de Alagoas, Paraná, Ceará, Maranhão e Piauí também tiveram melhora na situação fiscal. Com um déficit de 3 bilhões de reais em 2017, a situação de São Paulo ficou estável.
 

por Redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.