16 Janeiro 2019 - 10:14

Com número de leitos triplicado, HE do Agreste cria Comissão de Doação de Órgãos

Davi Salsa
Com ampliação do número de leitos, HE do Agreste iniciou processo para implantar comissão de captação de doadores de órgãos

O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está oferecendo um novo serviço para ajudar a salvar mais vidas no interior de Alagoas. Com a triplicação do número de leitos, a partir de agora, a unidade hospitalar - referência regional no atendimento a vítimas de traumas de média e alta complexidade – está se organizando para poder contar com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

Para isso, a gerente do Hospital de Emergência do Agreste, Regiluce Santos, autorizou na segunda-feira (14), a publicação da portaria 001/2019, instituindo a comissão formada por equipe multiprofissional. Ela é composta pelos médicos Eronildo Cavalcante e Ronaldo Barbosa; enfermeiras Camila Ferro e Andrea de Lima; assistentes sociais Fernanda Moreira e Rodrigo Barbosa e a psicóloga Lúcia Vanda.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante no Hospital de Emergência do Agreste será viabilizada com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Central de Transplantes do Estado. “O hospital está habilitado e segue, agora, todas as normas estabelecidas, incluindo a expansão dos leitos de internação e de UTI, como também a qualificação e capacitação da equipe”, afirmou Regiluce Santos.

Ainda de acordo com a gerente do Hospital de Emergência do Agreste, a comissão terá, entre outras atribuições, a tarefa de detectar possíveis doadores e viabilizar o diagnóstico preciso de morte encefálica. A comissão também será responsável por adotar todos os procedimentos para o transplante em articulação com a Central de Transplantes de Alagoas.

Exigências para implantação

O Ministério da Saúde determina que todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos, com mais de 80 leitos, devem instalar a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Até o ano passado, por não dispor do número de leitos preconizado, o Hospital de Emergência do Agreste estava impossibilitado de implantar a comissão.

Inaugurada em julho do ano passado, com a presença do governador Renan Filho, do vice-governador Luciano Barbosa e do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a obra de expansão possibilitou a triplicação do Hospital de Emergência do Agreste. Com isso, a capacidade foi ampliada de 40 para 120 leitos, incluindo os de UTI, que passaram de sete para 21.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯