17 Setembro 2021 - 23:34

Hemoal Arapiraca promove, neste sábado (18), coleta de sangue na Igreja Santa de Jesus Cristo

Carla Cleto/Sesau
Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar de máscara

Além de abrir neste sábado (18) até às 17h, a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove coleta de sangue na Igreja Santa de Jesus Cristo. O templo religioso, que fica localizado na Rua Benjamin Freire, no bairro Brasiliana, na capital do Agreste, vai receber voluntários das 7h às 16h.

Além dos fiéis, podem se candidatar à doação de sangue todos os moradores de Arapiraca e dos municípios vizinhos. O Hemoal Arapiraca fornece sangue para as unidades hospitalares da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Segundo a supervisora do Hemoal Arapiraca, assistente social Aurélia Fernandes, a coleta externa deste sábado (18) tem o propósito de facilitar o acesso dos arapiraquenses e da população do Agreste à doação de sangue. “Muitas pessoas não dispõem de tempo para doar sangue nos dias úteis e, por isso, levaremos nossa unidade móvel para a Igreja Santa de Jesus Cristo”, salientou.

Maceió – Mas os voluntários da capital alagoana e dos municípios da I Macrorregião de Saúde, também podem se candidatar à doação de sangue neste sábado (18). Para isso, basta se deslocarem até o Hemoal Maceió, situado no bairro Trapiche, que atende das 7h30 às 17h.

Além de atender a demanda espontânea, o Hemoal Maceió vai sediar a Campanha de Doação de Sangue promovida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) regional Alagoas. A ação acontece em alusão ao Dia do Ortopedista, celebrado no domingo (19).

“Com o apoio da SBOT Nacional, a SBOT Alagoas realiza a campanha #NossaUniãoFazADiferença, com o objetivo de incentivar a doação de sangue. “Nessa época tão difícil que estamos passando, resolvemos unir esforços para ajudar a quem necessita”, disse o presidente da regional Alagoas, médico Raimundo Araújo.

Critérios – Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar de máscara, ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Há impedimento para as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

No caso das pessoas que tomaram as vacinas contra a Covid-19, também deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Se o voluntário tomou a CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose; já quanto a AstraZeneca, Pfizer e Jassen, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou a segunda dose.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯