19 Junho 2020 - 15:48

Governo de Alagoas e AMA firmam parceria para entrega de RGs durante pandemia

Assessoria
Ação inédita deverá entregar mais de 40 mil carteiras de identidade em 100 municípios do estado

O Governo de Alagoas tomou diversas medidas para garantir a saúde da população nesse período de pandemia, uma delas foi o fechamento de todos os postos do Instituto de Identificação. Por serem locais de aglomeração poderiam ser tornar espaços de contaminação pelo novo coronavírus. Nesse mesmo viés preventivo, o poder executivo vem realizando estudos para garantir o acesso das pessoas aos vários serviços públicos do estado.

Uma dessas iniciativas foi acionar o Instituto de Identificação para que fosse firmado uma parceria inédita com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Na ação, o Instituto realizou a triagem de todo passivo do banco de RGs do Estado, mais de 40 mil carteiras de identificação e separou os documentos em lotes por municípios, e as prefeituras associadas a AMA, irão entregar esses respectivos documentos aos seus requerentes.

Segundo Roney Presbítero, superintendente do Instituto de Identificação, a iniciativa da parceria partiu do próprio governador do Estado Renan Filho que pediu a superintendência do órgão para entrar em contato com a presidência da AMA. A ideia de separar por município surgiu após a suspensão do translado intermunicipal como combate ao COVID-19, visto que esta interrupção no uso do transporte dificultou o deslocamento dos requerentes para os postos de origem onde eles solicitaram o documento, sendo moradores de outros municípios.

“A ação consistiu no recolhimento de todos os RGs que estavam nos postos de identificação espalhados pelo estado, a sua triagem e separação por município, a catalogação desses documentos em lotes e a entrega deles a AMA. A associação então fará a entrega a cada gestor municipal que será responsável pelo repasse desses documentos aos cidadãos dos seus municípios. Lógico que obedecendo os decretos governamentais, de evitar aglomeração e de distanciamento social”, explicou Roney Presbítero.  

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯