19 Dezembro 2018 - 16:29

Destaques da rede estadual no Ideb 2017 são homenageadas pelo Governo

Agência Alagoas
Vice-governador Luciano Barbosa comemora avanços da educação e pede a continuidade do trabalho

Com autonomia, recursos direto para a escola, formações, articulação de ensino, materiais didáticos e avaliações, implementados ao longo destes quatro anos pelo Governo do Estado, dentre eles o Escola 10, gestores e suas equipes têm mostrado o que sabem e a educação de Alagoas cresce visivelmente, tornando-se referência em todo país. Para reconhecer estes avanços, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou, na terça-feira (18), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a segunda edição do prêmio Escola 10, homenageando as unidades escolares da rede estadual que obtiveram o melhor desempenho no IDEB 2017.

Trinta e uma escolas que atingiram ou ultrapassaram as metas do Ideb nos anos iniciais e anos finais Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, por Gerência Regional de Educação (Gere) foram homenageadas, destacaram-se pelas maiores notas da rede: Hermílio de Freitas Melro, de Penedo, pela 9ª Gere, nos anos iniciais; Manoel de Matos, de Santana do Mundaú, da 7ª Gere, nos anos finais; além de Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares, também ds 7ª Gere, e a primeira Escola de Ensino Integral da rede, a Marcos Antonio, em Maceió, pela 13ª Gere, estas na categoria ensino médio.

O vice-governador, Luciano Barbosa, que também esteve à frente da pasta por mais de três anos, destacou a importância desta honraria também para o futuro da educação.

“Em função do salto que a gente deu, das vitórias que nós obtivemos e de tantas alegrias ao longo destes últimos quatro anos, superando obstáculos, que pensávamos que seriam intransponíveis, o que eu espero, neste momento, é que além destes quatro anos, a gente tenha esperança no futuro, e que 2019, 20, 21, com certeza é que possamos acelerar sim a qualidade da educação produzida em cada escola da rede estadual, a nossa juventude merece, às nossas crianças merecem”, declara Luciano.

Avanços em 4 anos

A secretária de estado da Educação, Laura Souza, acompanhada do secretário executivo Sérgio Newton, dos 13 gerentes regionais e superintendentes, destacou e agradeceu pontualmente à cada profissional pelo compromisso com a gestão e, sobretudo, com a evolução da educação.

“É um momento muito gratificante, resultado de um trabalho coletivo, próprio, construído por nossos profissionais, que levaram Alagoas à uma merecida e respeitada posição com destaque nacional. A gente encontrou na nossa rede pessoas apaixonadas, entusiasmadas, que conseguiram construir ao longo deste período tudo isto que estamos vendo hoje. Há quatro anos, se alguém me contasse isto eu não acreditaria que em quatro anos a gente conseguiria fazer tanta coisa. A gente não apenas melhorou o Ideb, a gente melhorou o Ideb, diminuiu a taxa de reprovação, aumentou a taxa de conclusão do Ensino Médio, são vários indicadores que apontam para a seriedade do trabalho que vem sendo feito e fica aqui nosso agradecimento a todos pela confiança creditada ao nosso trabalho”, Laura Souza.

Reconhecimento mútuo

Com muitas histórias de aprendizados e superação, gestores das escolas, atuais e seus antecessores, também fizeram questão de reconhecer o crédito dado pelo governo e falaram da emoção pelas conquistas. Uma delas foi Ana Maria Moura, da Escola Estadual Hermílio de Freitas Melro.

“Nossa escola tinha um índice de 5.5, passamos para 6.5, foi um crescimento considerável, pois apesar da escola sempre ter tido a preocupação em observar e analisar os índices para a melhoria da educação, foi com o Escola 10 que conseguimos entender o peso de cada componente formador desta nota, por exemplo o fluxo, o quanto ele pesa e nosso fluxo foi praticamente zero, graças a este entendimento e acompanhamento. Este crescimento foi gratificante demais para toda a escola e hoje a procura por vagas é imensa, porque é a melhor escola da cidade”, afirma a gestora.

Pela Marcos Antônio, a primeira das 50 escolas rede a implementar o programa de Ensino Integral, a ex-gestora, Adenilma Brandão, e seu sucessor Jackson Santos, evidenciaram as transformações a partir do Escola 10.

“O desafio foi grandioso, mas todo o trabalho foi desenvolvido em equipe, cada um cumprindo com muito compromisso seu papel, mantendo o foco na melhoria da qualidade do ensino, e com a chegada do Escola 10 isto só veio a somar, envolvendo cada vez mais os profissionais e os alunos para levarem a sério esta avaliação (Prova Brasil), enfatizando o quanto isto representava tanto para a escola quanto para a vida deles e o resultado foi este”, pontuou Adenilma. “É de fundamental importância o Escola 10. Em 2015, quando começamos a escola, tivemos 0% de evasão, trabalhamos de forma interdisciplinar os descritores da Prova Brasil, com vários projetos e conseguimos este índice e a nossa tendência é crescer ainda mais”, promete o atual gestor Jackson.

União de forças

Também destaque no Ensino Médio, a Escola Rocha Cavalcanti foi representada por sua gestora Sandra Nascimento. Ela fala do trabalho desenvolvido para chegar a este resultado.

“Nós já fazíamos estes acompanhamentos, de notas, frequências, temos um planejamento em cima de ações que possibilitem ao aluno alcançar a aprendizagem, porém com o Escola 10 isto tornou-se mais sistematizado, o articulador deu um dinamismo maior à sistemática, como preconiza o programa. Então, com isto, a organização dentro das metas, as oficinas pedagógicas, os nossos professores se engajaram neste propósito, trabalharam os descritores. Foi um trabalho coletivo e o mérito é de toda a comunidade”, avalia Sandra.

Outro destaque da noite foi a Escola Manoel de Matos, reconstruída após a enchente que afetou o Vale do Mundaú em 2010. Ex e atual gestoras, Quitéria Calado e Renata de Souza, reforçaram a união entre a comunidade somadas ao programa.

“O Escola 10 proporcionou uma organização e acompanhamento sistemático, o papel do articulador de ensino foi bastante significativo, tivemos mais formações para professores e o resultado foi gratificante demais. Nosso agradecimento a todos os profissionais da nossa escola, que abraçaram a causa, fizeram a diferença, à 7ª Gere pelo acompanhamento de perto, à Seduc, foi um conjunto de forças que fez que os resultados fossem estes”, diz Quitéria. “Desde que foi lançada a proposta da Escola 10 pelo governo, a escola sempre a abraçou e foi uma luta linda e maravilhosa, de união da gestão, dos professores, dos alunos e pais para fazer com que a escola atingisse esta meta", enfatiza Renata.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯