20 Janeiro 2018 - 18:17

Alagoas é 1° do Nordeste na Olimpíada Brasileira de Física em Escolas Públicas

Valdir Rocha
Estado também foi destaque nacional, ficando atrás apenas de São Paulo

Alagoas consquistou o 1° lugar do Nordesde na Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas (OBFEP), ficando em 2° lugar em âmbito nacional, atrás apenas de São Paulo, que teve cinco medalhas de ouro. O Estado conquistou quatro medalhas de ouro e 26 no total, quase o dobro da edição de 2016. O resultado foi divulgado está semana no site da Olimpíada (www.obfep.org.br) .

O desempenho da rede estadual está evoluindo a cada ano. Além de ter sido o segundo Estado com o maior número absoluto de escolas inscritas na primeira fase, o número de medalhas de ouro quadruplicou. Em 2016, foram conquistadas 14 medalhas, apenas uma de ouro.

Esse é o resultado das formações realizadas com os professores de Física em todo Estado e investimentos em equipamentos na área de exatas nos últimos dois anos. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), ofereceu aos professores discussões de questões teóricas, métodos de correção da prova e mostrou como os alunos seriam avaliados.

O aluno Alex Rodrigues da Silva, da Escola Estadual Luiz Bastos, em Canapi, é um exemplo do progresso. Ele conquistou uma das medalhas de ouro logo no primeiro ano que participou da competição. Com uma rotina de estudo que não o deixa um dia sem pegar nos livros, Alex se diz orgulhoso. "É uma conquista importante. Depois disso, tenho vontante de me dedicar mais aos meus sonnhos. Estudei muito, minha família está orgulhosa", disse.

Das 26 medalhas conquistadas, quatro foram de ouro, 17 de prata e cinco de bronze divididos entre alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. A OBFEP é destinada exclusivamente aos estudantes da rede pública brasileira e visa valorizar a escola pública, bem como promover o estímulo ao estudo das ciências exatas.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯

  • wemerson silva parabens alagoas ! temos q comemorar muito esse feito . pois nosso estado só e taxado com as misérias! avante alagoas minha terra querida!