21 Abril 2021 - 20:48

Educação Escolar no 1º Seminário de Pedagogia e Desenvolvimento Humano

Divulgação
Evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física

O 1º Seminário de Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Escolar e Desenvolvimento Humano da Ufal continua com inscrições abertas e a programação envolve e articula quatro grandes pesquisadores que vêm desenvolvendo importantes trabalhos investigativos com o tema do seminário que são referência para todo o Brasil.

A ideia é ampliar os conhecimentos acerca da relação entre a educação escolar e o desenvolvimento humano à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, tendo em vista refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem. “Para nós, é um marco trazê-los para a nossa universidade, ainda que virtualmente, pois contribui para o desenvolvimento dos nossos trabalhos e as pesquisas em curso no grupo”, afirmou a professora Joelma Albuquerque , uma das organizadoras do evento.

Iniciado no dia 9 de abril, o seminário já tem um grande alcance: mais de 300 inscritos de todo o país e mais de mil visualizações desta atividade no canal. O link para o vídeo pode ser acessado aqui. As inscrições continuam abertas pelo Sigaa da Ufal, basta procurar pelo título do evento.

Neste dia 23 de abril, a partir das 9h, estará em debate O desenvolvimento do pensamento e a educação escolar: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski, com participação da professora Lígia Márcia Martins (Livre docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista-Unesp).

Já no dia 10 de maio, no mesmo horário, o tema será a Adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos, com explanação de Ricardo Eleutério (professor e supervisor de estágios em Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia do Esporte e professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) - mestrado e doutorado da Unoeste-SP.)

No dia 21 de maio as atividades se encerram com o debate sobre As contribuições da periodização histórico-cultural do desenvolvimento para o trabalho pedagógico histórico-crítico, com Ana Carolina Galvão, professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo).

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel) da Ufal, em parceria com o Pibid Educação Física, o Centro de Educação (Cedu), PPGCIM e Grupo Gellite. A coordenadora é professora Carolina Nozella Gama e a coordenadora adjunta é a professora Joelma de Oliveira Albuquerque.

por Ascom Ufal

Comentários comentar agora ❯