21 Julho 2020 - 09:28

Codevasf deve apurar denúncia de venda de cisternas em povoado de Igreja Nova

Ilustração
Beneficiários do 'Programa Água para Todos', do Ministério da Integração, estão vendendo as cisternas

Na manhã desta terça-feira, 21 de julho, o Programa Realidade, apresentado pelo radialista João Lucas, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), recebeu uma grave denúncia de uma ouvinte do povoado Sapé, localizado na zona rural de Igreja Nova, que sofre constantemente com a falta de água.

De acordo com a ouvinte, que por questões de segurança não terá o nome revelado, beneficiários do 'Programa Água para Todos', do Ministério da Integração, estão vendendo as cisternas que foram doadas pelo Governo Federal, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Em tom de revolta, a ouvinte denunciou o fato e pediu que houvesse uma fiscalização na localidade, já que muita gente que precisa não foi contemplada e quem ganhou está vendendo o equipamento que, em linhas gerais, é um reservatório que serve para captar, armazenar e conservar a água.

“As pessoas estão vendendo as cisternas que foram doadas pelo Governo Federal. Quem precisa e não ganhou fica observando esse acontecimento sem poder fazer nada e sofrendo com a falta de água. Onde está a fiscalização?”, indagou a ouvinte em mensagem enviada ao WhatsApp do programa.

“Atenção pessoal da Codevasf, segundo a denúncia recebida aqui, estão vendendo as cisternas no povoado Sapé, em Igreja Nova. O pessoal reclama que está sofrendo na seca, o Governo Federal vai e manda as cisternas e quem recebeu pega e vende. Vai entender o que é ser humano”, declarou o radialista ao cobrar maior fiscalização.

A Codevasf deve apurar o caso através da abertura de um procedimento administrativo que será encaminhado para a área jurídica da empresa. Se for comprovada, a denúncia seguirá para a Polícia Federal, responsável por investigar este tipo de crime.

Ainda segundo a empresa, para receber a cisterna, as famílias assinam um termo de compromisso e doação de consumo no qual consta a não comercialização do equipamento. A penalização para os beneficiários que cometerem estes tipos de irregularidades é perder o equipamento e ser excluído da lista, não podendo fazer novamente a inscrição no programa. O crime é de venda de patrimônio público.

Para que as famílias recebam as cisternas de polietileno, alguns requisitos são necessários: como ser morador de área rural, estar inscrito em CadÚnico, possuir atendimento precário de forma hídrica comprovado mediante laudo técnico, residir em local coberto com telhado adequado e não ter sido atendido por outro programa com a finalidade “Água Para Todos”, entre outros.

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Joaquim Não é novidade isso, varias cisternas estão sendo vendidas, há tempos. A CODEVASF tem a lista dos beneficiários, pode mandar para a policia federal para eles investigarem, o minimo que pode ser feito. Vou fazer uma denúncia no ministério publico federal.
  • Ricardo dos Santos aqui em porto real de colegio estao vendendo muitas caixas da agua !! Tá dificil morar em um municipio que não tem segurança não tem justiça isso é muito triste tem muitos Pai de familia que arriscaram suas vidas em outros estados para sustentar suas familias e agoram aposentados estão passando isso