26 Janeiro 2021 - 15:57

Plataforma interativa reúne diversos painéis de dados estratégicos sobre Alagoas

Minne Santos
Versão remodelada do Alagoas em Dados foi lançada nesta terça (26)

A maior plataforma de informações estratégicas sobre Alagoas. É como passa a ser conhecido a partir de hoje o Portal Alagoas em Dados. A nova versão da ferramenta, que foi lançada nesta terça (26) pelo Governo do Estado, traz diversos painéis interativos e dinâmicos com informações que podem ser utilizadas para transformar, com base em evidências, a vida de muitos alagoanos. Para conferir, basta acessar https://dados.al.gov.br/.

Com nove anos de existência, o portal, que já era fonte de referência para pesquisadores e gestores públicos, agora está de cara nova e, desta vez, apostando num formato intuitivo, que facilita o acesso às informações e as torna mais transparentes e próximas de toda a população.

Desenvolvida por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a plataforma traz painéis com diversas variáveis de dados, incluindo informações sobre as grotas de Maceió, obtidas por meio de uma parceria com o ONU-Habitat, sobre a Covid-19 em Alagoas, sobre infraestrutura, saúde, economia, trabalho e emprego, traça um perfil dos municípios alagoanos, entre outras coisas. Por meio do novo layout, é possível obter todos esses dados de uma maneira personalizada, aplicando filtros de busca e de visualização em gráficos e mapas e restringindo ou ampliando o panorama de informações das quais o cidadão necessita.

“O Alagoas em Dados já era um portal com muitas possibilidades, mas agora passa a ser uma ferramenta com potencial gigantesco e fácil de se utilizar. Com os painéis interativos, damos uma virada de chave na disponibilização de informações socioeconômicas, estatísticas e espaciais sobre o nosso estado, dados que podem e devem ser utilizados para a tomada de decisões em todo o nosso território”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), da Seplag, e responsável pela equipe que trabalhou no aprimoramento da ferramenta, Thiago Ávila.

De acordo com o secretário da Seplag, o painel Interativo da Covid-19 em Alagoas, que está hospedado na ferramenta e foi e está sendo amplamente utilizado pela sociedade alagoana durante a pandemia, é um exemplo de como o novo portal, que agora possibilita o acesso a outros painéis, pode ser efetivo como canal confiável de informações decisivas e estratégicas.

“Por meio desse lançamento, Alagoas dá um passo muito avançado a nível nacional na área de acesso à informação, algo para se orgulhar num momento tão difícil quanto o que vivemos. Aprendemos, mais do que nunca, que a gente só consegue ultrapassar desafios complexos no estado com a participação social, não tem outro caminho. Nossa intenção é ampliar o debate, fazer com que os alagoanos estejam cada vez mais ativos na tomada de decisões, na proposição de políticas públicas e na construção conjunta de ações que impactam o dia a dia de cada um deles”, pontuou o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯