26 Setembro 2018 - 09:09

Programa finaliza etapa 2018 do projeto "Adote um idoso"

Rebecca Bastos
Juiz Anderson Passos, coordenador de Projetos Especiais da Esmal

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu mais um encontro, na tarde desta segunda-feira (24), entre estudantes da rede pública de ensino e os idosos que moram no abrigo São Vicente de Paulo. A ação marcou o encerramento da etapa 2018 do projeto ‘Adote um idoso’, realizado pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).

Para a última visita do ano, os alunos do 9º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Antídio Vieira e da Escola Estadual Mota Trigueiros preparam apresentações musicais. “Eu treinei especialmente para me apresentar hoje e fiquei muito feliz, foi emocionante. Essa visita é muito especial porque a gente conversa e dá atenção para os idosos”, afirmou Nicolas Iago, de 13 anos.

Convidado especial, o maestro José Cícero Tenório, da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, mostrou o seu vasto repertório e animou o dia dos visitantes e dos anfitriões. “Todos os dias nós perguntamos pelo pessoal da escola, ficamos na expectativa de receber a visita deles. Tem 16 anos que eu moro aqui e nunca tivemos momentos tão bons como este. Sempre oramos para Deus proteger todo mundo que vem aqui conversar com a gente”, contou o senhor Horácio Andrade, de 88 anos, emocionado com a tarde de muita alegria.

“É bem legal conhecer os idosos e as histórias de vida deles. Eles sentem falta de alguém para conversar, querem interagir, e nós os ajudamos com uma atitude muito simples”, disse a estudante Ana Beatriz Lima de Carvalho, de 16 anos.

De acordo com o juiz Anderson Passos, coordenador de Projetos Especiais da Esmal, a iniciativa é uma forma de promover a interação entre gerações e também incentivar a leitura e a escrita. “Este contato é muito importante para a formação cidadã dos alunos porque eles passam a compreender como é a realidade dos idosos que vivem aqui. Além disso, também esperamos que eles desenvolvam os diversos tipos literários aos produzir e ler cartas. Através deste projeto, trabalhamos com questões da educação formal e com o conteúdo voltado para a responsabilidade social”, explicou.

Morando no abrigo desde 2017, o senhor Elias Pereira da Silva, de 65 anos, recebeu a visita de duas representantes de sua madrinha, a servidora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Márcia Machado, que não pôde comparecer. “Para não deixar de honrar com o compromisso, ela pediu para que nós viéssemos conhecer ele e entregar os presentes. Eu fiquei muito realizada ao ver a alegria dele e tantos jovens participando desta ação”, contou Estela Rejane Lino de Brito.

“De uma forma inesperada, consegui realizar o desejo de contribuir. Levar o amor faz bem para quem doa e para quem recebe, sem dúvida”, disse Rosa Maria da Silva sobre a reação do senhor Elias ao receber um rádio, presente tão desejado para não perder nenhum jogo de futebol.

por Ascom - TJ/AL

Comentários comentar agora ❯