29 Maio 2020 - 21:02

Seades firma convênio para a produção de 20 mil máscaras caseiras

Assessoria
As máscaras serão distribuídas em comunidades carentes de Maceió

A Secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) firmou, pelo segundo ano, convênio com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), por meio da Associação de Combate à Desnutrição, a NUTRIR. O projeto, voltado ao curso de bordado e renda, visa, numa primeira etapa, à produção de 20 mil máscaras caseiras a serem confeccionadas pelas mães das crianças atendidas no Centro e distribuídas gratuitamente em comunidades de alta vulnerabilidade social na capital do estado.

O curso de bordado e renda, em que serão produzidas as máscaras caseiras, capacitará 150 mães e terá duração de quatro meses. Numa etapa posterior, o curso também dará continuidade à produção de artigos - bolsas, panos de bandeja e de pão, jogos americanos, tapetes, toalhas, vestuários e produtos com a renda singeleza -, cuja comercialização possibilitará o aumento da renda familiar e a inserção das famílias no mercado de trabalho.

A capacitação ocorre nas dependências do CREN e já conta com a produção de 2.000 mil máscaras, confeccionadas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde na contenção da propagação do coronavírus. A perspectiva é de que, até a próxima semana, todas as máscaras já estejam prontas para a distribuição. A Seades participará do mapeamento das comunidades a serem contempladas com os itens de prevenção e acompanhará as entregas.

Daniella Gazzaneo, Superintendente de Avaliação e Gestão da Informação, explica a importância de reafirmar o convênio com o Centro e aproveitar a oportunidade para contribuir na prevenção da Covid-19.

“Sabemos que uma das maneiras de prevenir a disseminação em massa do coronavírus é pelo uso de máscaras caseiras. Neste momento de pandemia, seguindo as orientações dos decretos de saúde, a Seades reafirmou o convênio do curso de bordado e renda para a produção de máscaras caseiras, que serão distribuída de forma gratuita, inicialmente nas comunidades atendidas pelo CREN”.

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Programação Orçamentária e Financeira (CPOF) da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG) e está orçado em R$ 151.149, 90. O CREN atende hoje a mais de três mil crianças de zero a seis anos de vida, em situação de vulnerabilidade social e nutricional nos diferentes bairro de Maceió. Contribui ainda na melhoria da renda familiar pelos cursos de capacitação que ocorrem no Centro.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯