03 Junho 2018 - 08:34

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo terá ações de prevenção ao HIV

Ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e aids serão realizadas durante a a 22ª Parada do Orgulho LGBT, neste domingo (3), em São Paulo. Durante todo o evento, o Ministério da Saúde promoverá uma série de iniciativas para conscientizar a população, especialmente os jovens, sobre a importância de usar camisinha, fazer o teste de HIV e o iniciar o tratamento, em caso de soropositividade.

Serão distribuídos 30 mil preservativos e adesivos da campanha, além de atividades com brincadeiras e blitzes com bafômetro. A inciativa integra a campanha de prevenção combinada contra o HIV e aids, lançada em dezembro do ano passado no Dia Mundial de luta contra a Aids. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de aids e a mortalidade provocada pela epidemia estão caindo no Brasil.

Dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2017 indicam que, em 2016, a taxa de detecção de casos de aids foi de 18,5 casos por 100 mil habitantes – uma redução de 5,2% em relação a 2015, quando era registrado 19,5 casos. Quanto à mortalidade, observa-se uma queda de 7,2%, a partir de 2014, quando foi ampliado o acesso ao tratamento para todos. Passando de 5,7 óbitos por 100 mil habitantes para 5,2 óbitos, em 2016.

por Governo do Brasil, com informações do Ministério da Saúde

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.