04 Agosto 2020 - 21:23

Dia Nacional: Vigilância Sanitária de Maceió comemora avanços

Com reestruturação dos serviços, capacitação do servidores, aumento da frota de veículos, informatização e outros avanços conquistados nos últimos anos, a Vigilância Sanitária de Maceió comemora, nesta quarta-feira (5), o Dia Nacional do órgão responsável por prevenir riscos à saúde, por meio da intervenção de problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Atuante na Capital e cada dia mais informatizada, a Visa de Maceió trabalha na orientação e educação em saúde, junto aos empreendimentos que possam afetar direta ou indiretamente a saúde e a qualidade de vida da população, fiscalizando, orientando e educando a população produtora, prestadora de serviços e consumidora a ter um olhar vigilante sobre o que fornece e o que consome.

De acordo com Nelson Menezes, coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, a data será comemorada com muito trabalho nas ruas de Maceió. “Nós estamos trabalhando para garantir que os decretos sejam cumpridos e evitar que a proliferação pelo novo coronavírus volte a subir em Maceió. Além disso, como se trata do Mês da Vigilância Sanitária, será ativado oficialmente o nosso portal, que possibilitará que todas as pessoas que necessitam fazer alguma interação com a Visa não precisem vir à nossa sede, mas façam usando a tecnologia da informatização através do Portal SLIM”, explica.

Durante a pandemia do novo coronavírus o trabalho desempenhado pela Visa de Maceió se tornou ainda mais importante. Por meio de intensas fiscalizações em estabelecimentos classificados como essenciais e não essenciais, a Visa de Maceió atua nos três horários para que sejam cumpridos os decretos Municipal e Estadual, assim como as boas práticas de serviços de alimentação, conforme a Recomendação 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Com certeza com a pandemia as ações da Visa tomaram uma relevância muito maior. E é com isso que a população percebe que uma cidade que tem dentro da sua estrutura de funcionamento uma vigilância sanitária bem estruturada, como acontece em Maceió, isso vai trazer muito mais resultado no combate ao coronavírus e é o que tem acontecido”, destaca Nelson.

O coordenador da Visa ressalta ainda que as fiscalizações e o trabalho de orientação têm surtido efeito junto à população e estabelecimentos. “Na maioria dos casos a Visa tem encontrado estabelecimentos bem adequados e dentro dos protocolos divulgados para os diversos segmentos. Em todos os casos em que se faz necessário, uma notificação é registrada e as medidas já são tomadas pelos estabelecimentos”, completa Nelson.

por Agência Brasil

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.