06 Agosto 2020 - 16:44

Por que é importante fazer segmentação dos seus leads e clientes

Pixabay

Tratar o cliente de forma única é essencial para que ele se sinta importante, mas nem sempre isso é possível. Em negócios de grande escala, fica muito difícil lidar com as características particulares de cada um, mas para isso existe a estratégia de segmentação de leads e clientes.

Se você possui ou quer montar um negócio grande, com muitos clientes, é preciso entender um pouco mais sobre esta segmentação. Isso porque essa é uma estratégia que pode realmente fazer a diferença no atendimento e qualidade do seu serviço.

Veja abaixo um pouco mais sobre por que e como fazer a segmentação dos leads e clientes do seu negócio.

O que é a segmentação de leads e clientes?

Esta segmentação nada mais é do que separar os clientes por suas características coletadas por meio de dados. Pesquisar e entender um pouco mais sobre seus clientes é essencial, uma vez que, com a base de dados que se monta, é possível ter uma ideia melhor de quais são seus anseios.

Ao descobrir em uma perspectiva geral quais são as necessidades e desejos de seus clientes, você sabe como segmentar as ofertas, propagandas, copy e conduzir o seu negócio de modo a atender as expectativas de seus consumidores.



E porque é tão importante fazer esta segmentação?

As pessoas tendem a comprar mais das marcas que se identificam. Além de personalidade, a forma como a empresa trata o cliente faz uma grande diferença.

Quando o cliente sente que a empresa realmente se importa com ele, uma confiança mais sólida é construída, já que ele vê a preocupação da empresa em atender seus anseios.

Aproximar o cliente por meio de conteúdo e contato segmentado é uma ótima forma de mantê-lo por perto, mas as vantagens da segmentação não param por aí.



O aumento da eficiência por meio da segmentação de leads e clientes

Quando esta segmentação é feita, você gasta menos tempo, energia e dinheiro tentando atingir pessoas que não estão tão interessadas em consumir o seu produto ou serviço.

Com a segmentação, você garante, por exemplo, que os anúncios sejam feitos de acordo com diferentes perfis. Basicamente, você não mostra anúncios que não são interessantes para um determinado público.

A criação de uma persona para as estratégias de marketing faz com que haja uma porcentagem maior de identificação das pessoas que serão atingidas.

Resumindo, com a segmentação, você conseguirá ser o mais específico possível na visibilidade que as pessoas têm sobre a sua marca.

Diminuição dos custos de aquisição de um cliente

Ao saber do comportamento das pessoas nas redes sociais ou até mesmo das pessoas que visitam o seu espaço, você encontra mais informações para desenvolver uma melhor abordagem.

Toda empresa que se preocupa em adquirir novos clientes investe em novas estratégias. Estas estratégias possuem custos, então ao segmentar você seleciona diretamente para onde vai ser distribuído o conteúdo produzido e os esforços para captação de um cliente.

Nestes casos, as chances de alguém efetuar uma compra é muito maior, já que toda a estratégia foi feita para aquele perfil. Por fim, mais compras com menos dinheiro de campanha se resulta em um menor custo de aquisição do cliente.

Mas como fazer uma boa segmentação de leads e público?

Para a segmentação de público na hora da criação de anúncios é preciso ter um profissional capacitado a criar campanhas que realmente irão atrás de pessoas interessadas no que sua empresa tem a oferecer.

Os profissionais de Anúncios sabem exatamente como configurar os blocos, onde anunciar, quais palavras chaves usar e muito mais. Assim, será preciso que você contrate alguém do ramo ou se dedique a estudar um pouco sobre o assunto.

A importância do conteúdo dos anúncios

Como as campanhas são cobradas por cliques e impressões, é necessário que você saiba produzir um bom anúncio, muito além das configurações de segmentação.

Esta é uma forma de segmentação indireta, pois quando você publica um anúncio de forma clara e dá continuidade ao mesmo com uma boa copy, a chance de conversão é muito maior, fazendo com que seus anúncios tragam bons resultados.

Para isso, se dedique a entender e estudar como o seu conteúdo e copy pode impactar e influenciar seu público a tomar a decisão da compra, seguir o seu canal de comunicação ou executar uma ação, seja lá qual for o seu objetivo com o anúncio.

Mas muda alguma coisa na segmentação dos leads?

Muda muito! Os leads já são pessoas interessadas no que a sua marca tem a oferecer. Esta é outra etapa do funil de vendas, em que você precisa estreitar a relação com o lead até que ele tome a decisão de efetuar uma compra do seu produto ou serviço.

Quando o público está no estágio de lead você já possui pelo menos alguns dados de contato para começar a utilizar estratégias de marketing por meio da segmentação.

Você não pode tratar seu lead como um desconhecido, então a partir daí, você pode enviar e-mails com conteúdo de valor, fazer pesquisas de satisfação e o melhor de tudo: oferecer vantagens em troca de respostas em formulários.

Quando você consegue informações cada vez mais específicas de seus leads, é possível criar personas que vão realmente identificar o seu público, aumentando assim a eficiência das estratégias de marketing, como já foi falado.

Como fazer a segmentação dos leads

O ideal é que se crie uma base de dados para armazenar e analisar as informações recolhidas em formulários e dados públicos de redes sociais.

Para isso, recomenda-se que você faça o registro de domínio e contrate uma boa hospedagem de sites para criar uma plataforma capaz de oferecer conteúdo e colher informações por meio de cadastros.

Dessa forma, você automatiza a coleta de informações de seus leads e os reúne em uma plataforma própria, onde sua marca quem vai ditar as regras.

Fazer o registro de domínio e contratar a hospedagem de sites é ação necessária para ter uma boa plataforma de distribuição de conteúdo, captação de leads e armazenamento de dados.

Conclusão

O mundo digital está cheio de ferramentas para melhorar a performance dos negócios. Utilizar estratégias como estas é essencial para que eles se mantenham ativos.

Cada vez mais os negócios são otimizados para obterem melhores performances e, quem não acompanha as mudanças corre sério risco de ficar para trás e levar a empresa a falência.

Sendo assim, é extremamente importante fazer a segmentação de leads e clientes para obter melhores resultados e gastar menos dinheiro em investimentos de aquisição de clientes.

E você? O que faz para melhorar a aquisição de clientes para a sua empresa? Como anda o relacionamento da sua marca com os clientes que já existem? Deixe o seu comentário ou dúvida!  

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