13 Junho 2021 - 01:00

Covid-19: Hospital em São Paulo recebe leitos de UTI e enfermaria

Ministério da Saúde
Hospital Municipal Guarapiranga, em São Paulo

O Hospital Municipal Guarapiranga, em São Paulo, que atende casos específicos e graves de Covid-19, passou a contar com mais 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 leitos de enfermaria. As unidades foram entregues pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Com isso, a unidade passa a ter 259 leitos, sendo 190 de UTI e 69 de enfermaria.

Os novos leitos serão custeados com 50% de recursos do Governo Federal e 50% do governo municipal em um esforço conjunto no combate ao coronavírus.

“O Ministério da Saúde, neste hospital, atuou em parceria com a secretaria municipal de Saúde, fornecendo equipamentos, fornecendo ventiladores, atuando e ajudando no custeio para que possamos assistir à população da cidade de São Paulo, em todas suas regiões, da maneira que a população de São Paulo merece”, afirmou o ministro Marcelo Queiroga.

Balanço
Neste ano, 160 leitos de UTI Covid-19 foram autorizados pelo Ministério da Saúde para o hospital de Guarapiranga. O investimento foi de R$ 22 milhões. O hospital foi entregue em junho do ano passado pela prefeitura de São Paulo para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. De acordo com a prefeitura, futuramente, a unidade será a primeira da rede especializada no atendimento a pacientes que necessitam de cuidados prolongados em razão da doença.

Em 2021, o Ministério da Saúde enviou mais de R$ 1 bilhão ao estado de São Paulo para enfrentamento à crise sanitária e mais de 1,5 milhão de unidades de medicamentos do chamado kit intubação. 

por Ministério da Saúde

Comentários comentar agora ❯