15 Maio 2021 - 07:00

Nova distribuição de vacinas covid-19 do Butantan é promovida

Ministério da Saúde
O novo lote é destinado para ajuste no esquema e/ou continuidade do PNO

Mais 999,4 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde. O lote foi recebido pela pasta e começou a ser enviado aos estados e ao Distrito Federal desde ontem, sexta (14).

A remessa faz parte da 19ª pauta de distribuição de vacinas covid-19, coordenada pelo Ministério da Saúde nesta semana, que totaliza 6,5 milhões de doses, incluindo também 3,6 milhões da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e outros 1,9 milhões de doses da Coronavac – essas duas remessas começaram a ser enviadas para as capitais na quinta (13).

O novo lote do Butantan é destinado para ajuste no esquema e/ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO): nesse caso, as Unidades Federativas poderão utilizar o quantitativo para segunda dose, para completar os esquemas vacinais ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários, desde que façam a reserva para a segunda dose.

Estratégia de distribuição
A estratégia de distribuição de vacinas covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante.

O Ministério da Saúde também reforça para que a população tome a segunda dose da vacina covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença. Em relação a gestantes e puérperas, a pasta ressalta que a vacinação deverá prosseguir, no momento, apenas em mulheres com comorbidades e com as vacinas do Butantan ou da Pfizer/BioNTech.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 83,8 milhões de doses de imunizantes – 9,4 milhões apenas nos últimos sete dias. E até o dia 14 de maio, mais de 50 milhões de doses já foram aplicada

por Ministério da Saúde

Comentários comentar agora ❯