15 Julho 2017 - 22:41

Museu no Rio inaugura exposições sobre influência francesa na arte brasileira

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) inaugurou neste 14 de julho, festa nacional francesa quando é comemorada a queda da Bastilha, duas novas exposições que remetem à longa história de laços culturais entre o Brasil e a França. A homenagem não foi por acaso: além das duas mostras terem apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a coleção bicentenária se originou em parte das obras trazidas ao Brasil ou produzidas aqui pela Missão Artística chefiada na primeira metade do século 19 por Joachim Lebreton e integrada por nomes como Grandjean de Montigny, Jean-Baptiste Debret e Nicolas Antoine Taunay.

Foi essa missão que serviu de inspiração para uma das exposições, a do fotógrafo paulista André Penteado. De fevereiro de 2015 até janeiro deste ano, ele fotografou o Rio de Janeiro para o segundo livro da trilogia Rastros, Traços e Vestígios, lançado em maio. Missão Francesa busca relacionar passado e presente a partir do papel exercido pelos franceses na formação de artes no Brasil.

As imagens documentam locais emblemáticos como o próprio MNBA, o Museu D. João VI, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, e o Solar Grandjean de Montigny, na Gávea, além da personificação do que esse processo representou, por meio de retratos de alunos e professores da Escola de Belas Artes, de descendentes de Nicolas-Antoine Taunay e desenhos, pinturas e esculturas dos artistas que compuseram a Missão, assim como de seus alunos.

São ao todo 33 fotografias que resumem as discussões levantadas no livro. “Escolhi temas que considero relevantes na história do país e que são anteriores à invenção da fotografia, logo não possuem iconografia fotográfica de época”, explica Penteado.

Para Penteado, existe um paralelo entre o trabalho do fotógrafo e o do historiador. “Se tanto a fotografia quanto a historiografia partem da realidade, é possível dizer que ambas são o resultado de decisões ideológicas daqueles que as criam”, diz.

por Agência Brasil

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.