17 Setembro 2020 - 14:50

Ex-jogador do Lyon, Juninho Pernambucano agora lidera o clube francês fora de campo

Internet
A carreira de Juninho como jogador foi construída e estabelecida com trabalho e talento

Aluno da primeira turma do Mestrado Executivo da UEFA, o ídolo nordestino dá seus primeiros passos como diretor esportivo da equipe francesa sem perder vínculos com o Brasil. No dia 23 de maio de 2009, Juninho Pernambucano disputou a sua última partida com a camisa do Olympique Lyonnais, com direito ao gol número 100 junto no dia de sua despedida do clube. A passagem de oito temporadas no Lyon foi recheada de conquistas e Juninho foi uma peça fundamental, não só na afirmação dos brasileiros como bons jogadores para os olhos dos franceses, mas também na conquista do heptacampeonato nacional de forma seguida com a camisa do OL, depois de deixar Pernambuco e o Sport Recife rumo ao estrelato mundial.

Além da grande carreira na França, Juninho foi um jogador de expressão internacional. Venceu a Copa das Confederações em 2005 com o sucesso do Brasil sobre a Argentina por 4 x 1 e disputou a Copa do Mundo de 2006, quando a seleção brasileira sofreu a dolorosa eliminação para a França em Frankfurt, na Alemanha, quando era considerada uma das favoritas para o título mundial. Após um sucesso consistente durante os anos 2000, Juninho decidiu ir para o Al-Gharafa do Catar, time no qual ficou duas temporadas e, contando com uma passagem no New York Red Bulls no caminho, voltou e encerrou a sua carreira com a camisa do Vasco da Gama, time que o mesmo também possui uma passagem rica em títulos e respeito. Para quem não teve a oportunidade de apostar no Juninho pela CampoBet na época, pode aproveitar agora, pois o jogador está de volta no mundo esportivo como diretor de grandes equipes.

A carreira de Juninho como jogador foi construída e estabelecida com trabalho e talento, já que o meia é considerado um dos maiores cobradores de falta de todo o mundo. Depois de anos buscando uma qualificação e participando das transmissões esportivas da TV Globo no cargo de comentarista, Juninho Pernambucano finalmente voltou à linha de frente do futebol, agora como dirigente. Foi em 2017 que o ex-meia se tornou um dos primeiros diplomados do Mestrado Executivo da UEFA para jogadores de seleção, o MIP. O curso é voltado para jogadores de expressão internacional e oferece a oportunidade para os mesmos seguirem carreira na administração esportiva de alto nível após o fim de suas carreiras. De acordo com a própria federação, o objetivo do MIP é aproveitar as capacidades dos jogadores de elite e moldá-los para tornar os ex-jogadores em gestores de sucesso.

Juninho fez parte da primeira turma do Mestrado Executivo da UEFA e se formou ao lado jogadores como Sebastian Kehl, Nuno Gomes, Éric Abidal, Raí e Bruno Cheyrou. Com o diploma em mãos, o jogador aceitou o chamado do Lyon e se tornou o diretor esportivo da equipe no fim da temporada 2018-2019. Depois de apostar em Sylvinho, o antigo jogador da equipe utilizou toda a sua influência junto ao Brasil para contratar jogadores como Jean Lucas, ex-Flamengo, Bruno Guimarães, ex-Athletico Paranaense e Camilo, revelação da Ponte Preta.

Além da ligação forte entre Brasil e Lyon ter sido estendida com a contratação de vários nomes do país, o clube do OL realizou uma parceria com a Pelé Academia e o clube do Resende, do Rio de Janeiro, e, mais recentemente, Juninho voltou ter Cheyrou como seu companheiro. Antigos colegas de classe no curso da UEFA, os dois se uniram mais uma vez e Bruno foi nomeado como o responsável pela célula de recrutamento do clube francês. Se a carreira de Juninho foi um sucesso dentro de campo, o caminho que o mesmo segue fora dele está dando indícios de que a sua liderança será uma grande força para tornar o Lyon mais poderoso do que já é na França e na Europa com o brasileiro como diretor da equipe que chegou até a semifinal da última edição da Liga dos Campeões.
 

Comentários comentar agora ❯