20 Setembro 2021 - 06:00

Missão no Haiti realiza atendimentos de apoio à população local

MDR
O Brasil também apoiou o atendimento de saúde. Foram enviadas 3,5 toneladas de medicamentos e insumos

Durante 21 dias, a missão humanitária enviada pelo Governo Federal ao Haiti atuou na assistência à população e na eliminação de riscos de desabamentos. O país foi atingido por um terremoto no dia 14 de agosto que deixou mortos, feridos e desabrigados. A equipe já retornou ao Brasil.

“Voltamos com o senso de dever cumprido trazendo alívio e assistência a uma população que tanto necessita que são nossos irmãos haitianos”, disse o coordenador da missão brasileira no Haiti que é diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério do Desenvolvimento Regional, Armin Braun.

A operação contou com militares especializados em buscas e salvamentos e em atuação em situação de desastres. Foram 32 bombeiros militares do Distrito Federal, de Minas Gerais e da Força Nacional de Segurança Pública, além de cães. A equipe ficou uma temporada baseada em Les Cayes, uma das cidades mais atingidas pelo tremor, onde os brasileiros realizaram a maioria das atividades da missão.

“Fizemos importantes atividades de assistência no apoio à distribuição de insumos à população, de cestas básicas, apoiando a Defesa Civil local ou organizações que estão atuando no país na distribuição de forma ordenada desses alimentos. É uma população muito carente e precisa muito desses itens de primeiras necessidades, sejam eles alimentos, purificadores de água, kits de higiene”, explicou o coordenador da missão Armin Braun.

A missão humanitária brasileira ainda atuou na busca e tratamento de estruturas colapsadas que poderiam desabar representando risco à população. “Nossa equipe também trabalhou num componente importante que era a eliminação do risco residual. Devido ao terremoto, várias estruturas foram afetadas e precisavam ou ser estabilizadas, passar por um processo de avaliação e posterior estabilização das estruturas, ou a remoção do risco”, relatou o coordenador.

Envio de medicamentos e purificadores
O Brasil também apoiou o atendimento de saúde. Foram enviadas 3,5 toneladas de medicamentos e insumos para assistência emergencial. Entre eles, kits de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, materiais de uso hospitalar como macas, colares cervicais e insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque.

E para amenizar a dificuldade de oferta de água potável à população haitiana, o governo brasileiro doou purificadores de água capazes de suprir cerca de 4 mil pessoas por dia com água potável livre de vírus e bactérias. Com a água potável é possível reduzir doenças.

Armin Braun relatou que após o terremoto grande parte da população teve as casas derrubadas ou danificadas e estão vivendo em abrigos ou em situação precária em barracas montadas no entorno das casas e precisa muito de insumos básicos.

A missão humanitária é uma ação interministerial liderada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, e conta com a participação dos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa, da Saúde e da Justiça e Segurança Pública.

Apoio Histórico ao Haiti
O coordenador da missão humanitária lembrou que o Brasil tem larga experiência em ações realizadas no Haiti por isso conhece a realidade local, o que favorece o trabalho de apoio. No passado, o Brasil foi responsável pelo comando do braço militar da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).

“Como tem sido nos últimos anos, o Brasil foi o país que melhor prestou assistência à população do Haiti durante um grande desastre. Foi o país que conseguiu colocar uma equipe em campo e operar por vários dias com tarefas multidisciplinares, entendendo a situação local, as necessidades e carências da população que foi afetada pelo terremoto. Operamos durante 21 dias no país com alto nível de complexidade”, afirmou Armin Braun.

Segundo ele, a ajuda do Brasil ao Haiti vai continuar nos próximos meses uma vez que há atividades de cooperação entre os dois países.

Brasil capacitado para ajudar em situação de desastres
O Brasil tem uma Defesa Civil bem estruturada e que vem se capacitando para atuar dentro do país e fora dele, de acordo com o coordenador da missão brasileira no Haiti e diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun. “O Brasil nos últimos anos está desenvolvendo uma grande capacidade de apoiar outros países que necessitam da nossa ajuda”, disse.

por MDR

Comentários comentar agora ❯