19 Abril 2019 - 16:00

URA inteligente: quais são as vantagens para o seu negócio?

Algumas das maiores preocupações entre os empreendedores, é sempre entregar uma experiência satisfatória para o cliente e não deixar de crescer. E não há nada mais chato do que ver o consumidor do seu produto reclamando do serviço de telefonia oferecido por sua empresa.

Uma solução prática e que promete oferecer uma boa experiência para o usuário é o ura de atendimento. Otimizando o call center, esse procedimento permite que o cliente seja atendido de forma mais rápida e eficiente.

Não sabe o que é a URA e nem como pode ser vantajoso para o seu negócio? Nós levantamos alguns tópicos para você conhecer mais este serviço e suas maiores vantagens.

O que é URA?

URA é a abreviação de Unidade de Resposta Audível. Sabe quando você liga para uma empresa e, antes de falar com um atendente, troca algumas informações com uma espécie de voz digital? Então, esta voz, na verdade, é a URA.

Como surgiu

Parece um sistema muito contemporâneo, mas, na verdade, a URA é relativamente antiga, já que surgiu década de 1970. As agências bancárias disponibilizavam esse serviço para consulta de saldos. Era uma forma rápida de ouvir a informação requerida, mas, na época, era um procedimento bastante caro que acabou sendo deixado de lado.

Já na década de 1980, muitas empresas, das mais diversas áreas, voltaram a pensar na URA como solução para o atendimento aos clientes. Atualmente, esse sistema automático é indispensável para os call centers.

Como funciona

A URA é um processo inteligente que recebe diversas informações para encaminhar o cliente para setores específicos. Com isso, a URA ajuda a reduzir o tempo que o consumidor fica no telefone.

Ou seja, esse contato inicial entre usuário e empresa, feito sem o intermédio de uma figura humana, agiliza o processo.

Vantagens da URA

A URA é um sistema automatizado que, geralmente, é adotado nos primeiros contatos com o cliente. Há muitas vantagens possíveis para quem adota o sistema. Nós elencamos algumas delas:

Fila de espera

Quando uma empresa precisa de atendentes humanos para orientar o usuário, provavelmente, são geradas as famosas filas de espera. Isso porque, a interação humano-humano tende a ser um pouco mais lenta, além de ser mais suscetível a erros.

Quando a empresa implementa a URA, esse primeiro contato fica mais ágil, fazendo com que o tempo de espera nas filas fique menor.

Além dessa economia de tempo para a empresa, os clientes também têm vantagens, já que acabam tendo menos chance de se estressar ou simplesmente de desligar a ligação antes do atendimento com um humano.

Redução de custos

Ao digitalizar os primeiros atendimentos, as empresas acabam reduzindo a quantidade de mão de obra necessária. A otimização do processo de atendimento também faz com que se gaste menos com a própria telefonia.

Então, a implementação da URA ajuda na contenção de gastos das empresas.

Identificação

Assim que a ligação é realizada, é possível identificar o consumidor. Então, por exemplo, quando ligamos em uma empresa e somos requisitados a informar o nosso CPF, estamos, na verdade, informando-lhe quem somos.

Quando somos transferidos ou encaminhados para o setor que precisamos, continuamos sendo identificados. Isso faz com que a empresa economize tempo, ou seja, não é preciso dizer de novo as informações básicas de quem está ligando.

Atendimento personalizado

A URA consegue entender o que o cliente está dizendo e, além disso, registra as suas informações pessoais, por exemplo. Dessa forma, o cliente costuma ter uma experiência mais personalizada. 

Ou seja, a organização passa a oferecer um atendimento mais direcionado para os tipos de serviço que oferece, mostrando quais seus principais produtos e ações disponíveis.

Formatações da URA

A depender do tamanho da sua empresa e dos serviços oferecidos, a URA pode ser mais simples ou, então, pedir informações mais complexas.

Pequenas empresas

Em casos mais simples, geralmente é feita uma saudação de boas vindas e oferece-se um menu de distribuição de serviços, por exemplo, tecle 1 para vendas e tecle 2 para boletos.

Empresas maiores

Se a empresa é um pouco maior e oferece, por exemplo, uma gama mais ampla de serviços e produtos, então, a URA também apresenta boas soluções. Obviamente, as ofertas de serviços são proporcionais ao tamanho da empresa.

É possível disponibilizar digitalmente os dados sobre faturas, os códigos de barras, a disponibilidade de serviços técnicos e de agendamentos, etc.
 

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