20 Agosto 2009 - 11:17

Ceará pode ser incluído na área de atuação da Codevasf

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou ontem proposta da Câmara que inclui o estado do Ceará na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), com sede regional na cidade de Crateús (CE). A matéria vai ao Plenário do Senado.

Em defesa do projeto (PLC 14/07), o relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), explicou que a atuação da Codevasf já foi expandida para abranger o vale do rio Parnaíba, que corta o Piauí e o Maranhão.

– Agora, a proposta aprovada inclui o Ceará, que tem inúmeros municípios na bacia do rio Parnaíba nos projetos de desenvolvimento regional da companhia – destacou.

Segundo o vice-presidente da CDR, César Borges (PR-BA), a Codevasf é de grande importância para o Nordeste, desenvolvendo projetos de agricultura irrigada que já resultaram em iniciativas de sucesso na produção de frutas para o mercado brasileiro e para exportação. Ele ressaltou, no entanto, que a companhia precisa de mais verbas e de garantia de continuidade para suas ações, acabando com o que chamou de "soluços orçamentários".

Na mesma reunião, foi aprovado requerimento de Tasso Jereissati para a realização de um ciclo de debates sobre desafios para o desenvolvimento regional do Nordeste.

No evento, deverá ser enfocada a necessidade de investimentos para o crescimento econômico da região, em especial para ações em agricultura irrigada, por meio de projetos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Jereissati explicou que a presença do BNDES está cada vez mais reduzida no Nordeste, que recebe apenas 8% dos recursos investidos, apesar de deter 20% da população do país. O senador defendeu ainda a ampliação da atuação do Banco do Nordeste e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

por Agência Senado

Comentários comentar agora ❯