21 Fevereiro 2019 - 14:50

Reeduque sua alimentação sem sofrer

Cada pessoa tem um biotipo e é isso que, em geral, vai ditar o corpo que tem. Se você tem um metabolismo rápido e grande facilidade para ganhar massa muscular, você pode se considerar um sortudo igual aos ganhadores mega sena, mas essa não é a realidade da maioria da população. Existem aqueles que comem “de tudo” e são muito magros, e há aqueles que, mesmo seguindo uma dieta restrita, continuam sendo gordos.

O grande “pulo do gato” é que você pode ser uma pessoa saudável, bonita e feliz dentro do seu biotipo e não necessariamente seguir um padrão. Afinal, se o seu biotipo é ser uma pessoa gorda ou muito magra, o ideal é fazer uma alimentação balanceada e transparecer saúde e empoderamento. Ou seja, beleza e nível de atração tem mais a ver com a sua saúde do que com a aparência externa de seu corpo, apesar de um estar intimamente ligado ao outro.

Até porque quem tem uma alimentação balanceada e saudável, tem a pele mais bonita, o cabelo mais brilhoso, mais disposição para as atividades do dia-dia, mais força, e até mesmo funções cognitivas são melhoradas com uma dieta adequada.

Em uma busca por “corpo perfeito”, muitas pessoas acabam fazendo dietas muito restritivas e, quando comem, acabam exagerando e até passando mal de tanto se alimentar. É um ciclo que gera apenas sofrimento e, em muitos casos, a pessoa simplesmente não emagrece. No outro extremo, há pessoas que não se preocupam com a saúde e que querem sempre “agradar ao paladar” sem se importar com as consequências que isso pode trazer.

Portanto, decidimos selecionar algumas formas de você reeducar a sua alimentação.

1 - COMA O QUANTO QUISER DAS COMIDAS CERTAS

O primeiro passo para ter uma alimentação balanceada é que você não precisa “passar fome” para ser uma pessoa saudável. Como dito anteriormente, é o contrário: quem restringe, passa fome, acaba prejudicando sua saúde. A ideia é reavaliar hábitos e comportamentos diante da comida e dar valores ao que nossos avós consideravam como “comida de verdade”.

Alimentos de origem animal e da natureza são os ideais para nosso consumo. Carnes, ovos, leite, vegetais etc.

“Reeducação alimentar é o processo de reavaliar os hábitos e comportamentos diante da comida” - diz a nutricionista Sophie Deram, na coluna Comportamento Alimentar. “Diferente das dietas radicais, que demonizam alimentos ou grupos alimentares (gordura, carboidrato, etc.), a reeducação alimentar é baseada em uma melhora da relação com a comida.

Algumas pessoas nem querem saber o que é reeducação alimentar, justamente porque acreditam que terão que passar por grandes privações para chegar ao peso desejado. Mas na verdade, a reeducação alimentar, pode ser a melhor estratégia para chegar a um peso saudável.

Porque mudar hábitos é algo que se leva para a vida toda. Já os métodos mais restritivos geram muito sofrimento e são muito difíceis de serem sustentados no longo prazo.”

Ou seja, valorize comidas caseiras, diminua o consumo de açúcar e passe a se alimentar de acordo com o que seu corpo pede. A ideia é comer alimentos nutritivos e de baixo valor calórico.

2 - CONTROLE SEU PSICOLÓGICO

Ansiedade, depressão ou qualquer outro desequilíbrio mental se reflete, imediatamente, em nosso corpo. Já diria o poeta romano Juvenal, “Uma mente sã num corpo são” e, portanto, o seu psicológico é muito importante para o seu corpo também.

Ter autoestima é essencial para a reeducação alimentar, sendo algo defendido também pelo movimento Body positive que, entre outras coisas, diz que “primeiro nos gostamos, depois emagrecemos”, já que o ódio a si mesmo só tende a estragar nosso psicológico e saúde física.

Ter boas noites de sono e praticar exercícios físicos também ajudam a você ter uma alimentação mais equilibrada, assim como uma boa comunicação. Novamente, você não precisa “se matar” na academia caso não goste de fazê-lo, mas deve encontrar alguma atividade que te movimente e que seja compatível com quem você é. Se você ama futebol, pratique o esporte; se gosta de dançar, procure uma aula do gênero.

3 - NÃO SERÁ DA NOITE PARA O DIA

As pessoas tendem a querer mudar “radicalmente” do dia para a noite para ter resultados rápidos. O melhor é fazer mudanças graduais em sua rotina e, em muitos casos, tomando pequenas decisões já farão grandes diferenças a médio e longo prazo. Sabe aquele salgado que você come todo dia na rua? Corte ele do cardápio e confira a diferença em pouco tempo.

Não precisa entrar na academia, a menos que você queira, e se privar de todas as coisas que você gosta. Diminua lentamente seus hábitos, passe a comer aquele “chocolate” que você tanto ama apenas em um final de semana e, aos poucos, vá substituindo alimentos calóricos, gorduroso e industrializados pelos outros. Ás vezes dá pra ter uma alimentação tão saborosa quanto sendo saudável.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯