26 Setembro 2021 - 06:00

Desenvolvimento digital do Governo Federal reduz burocracia e facilita atividades do Pnatrans

Banco de imagens
Em webinário promovido durante a Semana Nacional de Trânsito, secretário do MInfra destacou a tecnologia

A transformação digital executada pelo Governo Federal desde 2019 se tornou uma grande aliada para tornar o trânsito brasileiro mais pacífico. A avaliação é do secretário nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro, ao participar do webinário “Transformação digital no trânsito”, promovida como parte da Semana Nacional do Trânsito.

“No primeiro momento, a digitalização traz facilidade e comodidade para o cidadão, que tem seus serviços de trânsito ofertados de uma maneira mais rápida, mais simples e mais barata”, afirmou Carneiro. Para ele, gestão de trânsito e transformação digital estão intrinsecamente ligados. “Não há como se falar em gestão da política nacional de trânsito sem envolver tecnologia.”

REFORÇO – Como um dos pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), acrescentou o secretário, é a gestão, a digitalização de serviços que ajuda nas ações relacionadas à prevenção de acidentes. “Também permite que os servidores dos órgãos de trânsito, até então envolvidos com tarefas burocráticas com a papelada, possam ser designados para atividades fins do órgão que é educação, engenharia, segurança e a fiscalização do trânsito”, acrescentou.

Assinado na última sexta-feira (17), o novo Pnatrans prevê ações voltadas para reduzir à metade o índice de mortes no trânsito, dentro de um período de 10 anos. Seis pilares dão direção às ações: Gestão de Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às vítimas; e a Normatização e Fiscalização.

por Ministério da infraestrutura

Comentários comentar agora ❯