25 Novembro 2020 - 11:38

Como a memória pode ser beneficiada com a prática de jogos

Ainda que não percebam, as pessoas estão desde bastante jovens, expostas a estímulos que envolvam a inteligência e também a memória. Até mesmo algumas brincadeiras realizadas em fase pré-escolar podem favorecer determinadas áreas do cérebros, suscitando benefícios à saúde.

As preocupações com a manutenção da memória costumam aumentar com o passar do tempo, uma vez que esta pode vir a falhar em um determinado momento. Confira mais sobre como este importante mecanismo passa a processar informações com o transcorrer da idade.

Veja como a memória se comporta com o passar dos anos:

Embora sejam conceitos diferentes, inteligência e memória possuem íntima relação, pois uma depende da outra para que funcione conforme o esperado. Estima-se que até os trinta anos de idade a capacidade de memorização de informações esteja em franco desenvolvimento. Por volta da terceira década de vida a pessoa atinge seu ápice. Quando atinge 50 anos, contudo, esta pode vir a sofrer um declínio de forma gradual.

  • Não dispense uma ajuda profissional, se necessário:

Embora para boa parte da população a perda de parte da memória seja algo natural, é sempre importante recorrer ao auxílio de um médico, caso se mostre muito acentuada. Além disso, é possível verificar a origem de algumas falhas dessa natureza para tratá-las.

  • Esteja ciente de sua importância em atividades diárias:

O esquecimento pode comprometer diversos aspectos da vida. Mais do que não se lembrar o nome de alguém, em alguns casos as pessoas podem não se lembrar o caminho da própria casa. A memória se mostra importante para o convívio social, para a manutenção da própria saúde, dentre outras coisas. Desse modo, é sempre positivo estabelecer cuidados para que esta seja mantida ou até mesmo ampliada. Os jogos, por exemplo, podem gerar benefícios nesse sentido.

Alguns dos jogos que podem favorecer a memória:

Conforme mencionado, diversas atividades podem estimular as estruturas que respondem pelo funcionamento regular dos mecanismos da memória. Jogar é uma dessas tarefas consideradas salutares, além de se tratar de algo que agrada a maior parte da população por ser divertido.

  • Palavras-cruzadas:

Este tipo de entretenimento é antigo. Assim como se mostra benéfica à memória, as palavras-cruzadas são muito úteis para quem deseja ampliar os conhecimentos gerais, bem como o vocabulário que possui. Comumente produzidas em formato de pequenas revistas, estas podem ser carregadas a qualquer lugar.

  • Jogos de dominó ou cartas:

Tais modalidades também são bastante conhecidas há tempos. O que se modificou nas últimas décadas foi a maneira como se pode desfrutá-las, já que passaram a existir maneiras online de jogá-las. É o que se nota em relação aos jogos de cassino, que podem conter cartas em suas estruturas. Seja de modo virtual ou físico, o fato é que são mecanismos proveitosos à memória.

  • Jogos de memória:

Esta classe também conta com variantes digitais e, assim como os jogos mencionados anteriormente, são úteis tanto em se tratando da utilização física, quanto online. Esta modalidade, além de ser um tipo de passatempo, também é algo funcional ao cérebro.
 

Comentários comentar agora ❯