26 Janeiro 2022 - 08:15

Curso online vs curso presencial

Há tantas possibilidades de cursos profissionalizantes ou técnicos no momento que quando se pensa na possibilidade de dar uma melhorada no currículo a partir de um, muitos questionamentos veem à mente. Além de todas as opções e áreas, também é necessário considerar qual modalidade atende melhor às suas necessidades, seja online ou presencial, é preciso decidir com cuidado e analisar corretamente as opções.

Para quem está em busca de um curso de computação ou outras áreas, é essencial debater quais serão suas expectativas e exigências, colocando sempre na balança qual modalidade facilitará a sua vida e o melhor custo benefício. Em meio a tantas opções, pode ser um pouco complicado de início decidir qual modalidade se encaixa melhor ao seu perfil, pensando nisso, trazemos as considerações mais importantes sobre o assunto neste artigo.

Seja qual for a opção escolhida, é de extrema importância decidir por uma instituição séria como a Crehana Brasil na hora de escolher o melhor curso para você. Uma instituição adequada poderá oferecer a mesma qualidade de ensino seja qual for a modalidade escolhida.

As vantagens de um curso presencial

Não é novidade que algumas pessoas funcionam de forma diferente quando o assunto é o aprendizado. Certamente, cada um de nós como indivíduo possui suas próprias particularidades, no entanto, quando o assunto é aprender de fato sobre uma determinada área, algumas pessoas requerem um pouco mais de atenção.

Ao optar por uma aula presencial, há todo um contexto de sala de aula ao qual algumas pessoas se sentem muito mais habituadas e confortáveis. Isso se dá também pelo fato de que pode parecer muito mais simples ter um tempo obrigatório reservado durante o dia para a realização de tarefas e o contato com os conteúdos frete a frente.

A segurança proporcionada pelo professor também é um fator essencial, presencialmente é possível tirar dúvidas de forma rápida e questionar o conteúdo. A presença do professor de fato é capaz de proporcionar mais confiança no conteúdo lecionado, tendo uma troca instantânea de conhecimento e considerações. Muita gente necessita desse contato para ter uma aprendizagem satisfatória durante o processo, até mesmo com os melhores cursos de computação.

Toda a questão sensorial também possui uma parcela na experiência, o aprendizado olho no olho, o fator auditivo e tudo mais interfere diretamente no conteúdo aprendido pelo aluno. Uma aula presencial pode ser a pedida ideal para quem possui melhor facilidade de aprendizado a partir do quesito sensorial em razão dos diferentes tipos de memória que o ser humano possui.

As desvantagens a se considerar

Assim como pode parecer uma opção excelente para algumas pessoas, para outras, a aula presencial pode ser um tanto limitada e desgastante. Cada um possui o próprio ritmo de aprendizado, e estar sempre preso ao ritmo imposto pelo professor em cada aula pode ser desgastante para alguns a ponto de prejudicar a absorção de conteúdo.

Outro ponto pouco vantajoso é ter um horário fixo do dia destinado a tal tarefa presencial, se o aluno trabalha ou possui outros compromissos durante o dia, a falta de flexibilidade pode ser um tanto incômoda. Muita gente não tem tempo livre nos horários pré-estabelecidos pelas escolas preparatórias e sequer tem a oportunidade de iniciar um curso.

Pode ser um tanto desmotivador também não poder voltar a um assunto já falado pelo professor, já que as aulas presenciais não são de fato gravadas e tudo que você terá para depois são suas anotações.

As vantagens da aula online

Já ficou no passado aquela velha crença de que as aulas online não possuem a mesma qualidade de aulas presenciais. Tal falácia era considerada um fator negativo antigamente simplesmente pela precariedade na conectividade que se tinha em relação a aparelhos e internet, coisa que hoje em dia já evoluiu em um patamar muito interessante.

A maior vantagem apresentada pelas escolas preparatórias na hora de escolher um curso online é a flexibilidade de horário, um fator crucial que tem ajudado muitas pessoas com a rotina apertada de compromissos a não ficar de fora das oportunidades de realizar um curso profissionalizante. Além de poder estudar na hora desejada, o aluno também pode levar a aula consigo para onde for, de forma que não perca o conteúdo e aprenda de onde quiser.

Ter todo o material de aprendizado online também é essencial. Assim, é possível revisitar conteúdos, reassistir as aulas e melhor o desempenho e absorção de aprendizado, o que para pessoas com aprendizado lento pode ser uma grande mão na roda. Tudo é atualizado em tempo real, não correndo o risco de lidar com informações desatualizadas e mais.

Alguns cursos também possuem professores online para retirar dúvidas e debater questões pertinentes sobre os conteúdos, tudo isso além de fóruns e comunidades de alunos onde se é capaz de conversar sobre matérias.

As desvantagens a se considerar

Assim como vantagens interessantes no aprendizado, há também desvantagens que deve ser bem pensadas. O Aprendizado Online exige muito mais disciplina no que o aprendizado presencial, isto é, a falta de obrigatoriedade de um horário e local reservado no seu dia pode não ser a melhor opção para aqueles com dificuldade de manter o foco. É preciso dedicação em dobro e muito compromisso, ao contrário do que muitos pensam.

A falta de uma interação humana também pode ser um fator negativo para alguns. Há pessoas que necessitam de um contato humano durante a aprendizagem, seja para ouvir a voz ou para discutir o conteúdo aprendido.

A conectividade pode ser um pequeno problema também, já que há a obrigatoriedade de estar conectado à internet para ver as aulas e realizar as tarefas apresentadas.

Qual modalidade devo escolher?

Apesar de pouco tradicional, as aulas online não ficam de fora no quesito qualidade de ensino e de aprendizagem. Mesmo com as diferenças a se considerar das aulas presenciais, pode ser uma opção boa para quem não tem muito tempo e deseja um horário flexível para aprender.

Por isso, é preciso levar em conta também o tipo de conteúdo a ser aprendido na hora da decisão, afinal de contas, o fator humano pode influenciar em peso.
 

Comentários comentar agora ❯