26 Julho 2017 - 16:30

EUA impõem sanções a mais 13 venezuelanos e alertam contra a Constituinte

Os Estados Unidos impuseram hoje (26) novas sanções contra 13 funcionários ou ex-funcionários do governo da Venezuela por abusos de direitos humanos, corrupção ou ações para minar a democracia no país. A medida tem como objetivo pressionar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, quatro dias antes da eleição para a Assembleia Nacional Constituinte convocada para o domingo (30). A informação é da EFE.

Entre os punidos estão o chefe da Comissão Presidencial para a Constituinte e ex-vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua; a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena; a ex-ministra e também membro da Comissão Presidencial Constituinte, María Iris Varela, e o defensor do povo, Tarek William Saab.

Também estão na lista o ministro do Interior, Justiça e Paz, Néstor Reverol; o comandante da Guarda Nacional Bolivariana (GNB), Sergio Rivero Marcano; o chefe da Polícia Nacional Bolivariana, Carlos Alfredo Pérez; e o comandante do Exército, Jesús Suárez.

Além disso, o Departamento do Tesouro dos EUA puniu pessoas ligadas à estatal petroleira PDVSA e representantes do setor econômico do país, como o presidente do Centro Nacional de Comércio Exterior, Rocco Albisinni Serrano.

Os punidos hoje coincidem em parte com uma lista proposta ontem a Trump pelos senadores de origem cubana Marco Rubio e Bob Ménendez. Todos os sancionados terão seus bens congelados nos EUA e serão proibidos de fazer transações com americanos.

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯