26 Outubro 2017 - 16:22

Como fazer mudança para outro país de forma segura

Cada vez mais pessoas estão optando por tentar uma vida fora do Brasil. Falta de confiança na economia, insegurança, ineficácia dos serviços públicos ou a simples vontade de vivenciar uma nova cultura estão entre os motivos mais alegados.

Outras vezes, a mudança acontece por necessidade. Isso acontece quando a empresa onde a pessoa trabalha resolve se mudar para outro país e o funcionário tem a oportunidade de ir junto.

Nunca se desejou tanto morar fora do Brasil. As escolas de idiomas estão cheias de pessoas buscando aprender uma nova língua para facilitar a mudança e a adequação a um novo país e uma nova cultura. Esse costuma ser o principal entrave em uma mudança internacional. O que fazer? Por onde começar?

Passos para quem deseja morar fora

Antes de mudar de país, é preciso tomar alguns passos para evitar uma catástrofe. Mudanças feitas às pressas e sem preparo adequado podem resultar em não adequação ao destino e, consequentemente, a necessidade de regresso. Para que isso não aconteça:

● Informe-se sobre a cultura local. Mudanças podem provocar choques culturais. Por isso, pesquise os costumes do local para onde pretende ir. Assim, você evita gafes e sofrimento à toa.
● Informe-se sobre o clima. Países com invernos muito rigorosos podem ser inviáveis para alguns brasileiros, acostumados ao clima tropical. É preciso levar isso em conta, pois um novo guarda-roupa completo pode ser necessário.
● Aprenda o idioma local. Você até pode se utilizar de tradutores, tecnologia ou serviços como o relocation nos primeiros meses, mas se a ideia é mudar de país, aprender a língua local é fundamental. Procure cursos intensivos de língua aqui mesmo no Brasil e depois continue no país de destino, pois se comunicar bem é fundamental.

Documentação de mudança

Depois de decidir pela mudança internacional, é preciso saber da parte burocrática. Essa é uma parte bastante complicada e difícil de fazer mesmo para pessoas bem esclarecidas.

Em primeiro lugar, é preciso garantir a entrada no novo país, levantando toda a documentação requerida pelo governo local. Se você está mudando já empregado, a empresa costuma ajudar, mas, mesmo assim, ainda há trâmites complicados – como a compra ou aluguel de uma moradia, a abertura de conta em banco e até encontrar uma escola para quem tem filhos.

Por isso, vale a pena contratar um serviço de relocation com pessoal especializado para ajudar nas duas pontas e sem a barreira do idioma, já que o serviço pode ser contratado aqui mesmo no Brasil.

A GInter é um bom exemplo de empresa pronta para realizar esse serviço, proporcionando conforto e segurança em mudanças. Para mais informações, confira o portfólio de serviços.

Antes de iniciar um processo de mudança internacional, lembre-se de que você precisará encerrar todas as atividades em território brasileiro para evitar problemas. Para isso, será preciso comunicar órgãos, como a Justiça Eleitoral e a Receita Federal, além de se lembrar de encerrar planos de serviços e outras atribuições que podem vir a gerar custos ou até processos futuros.

Para tudo isso, também é possível utilizar o serviço de relocation para mais conforto e comodidade.
 

Comentários comentar agora ❯