29 Março 2020 - 12:57

Hemocentros de todo o Brasil continuam abertos para receber doadores de sangue

Ascom/Ministério da Saúde
Procure um hemocentro ou serviço de hemoterapia e doe sangue

A demanda por transfusões de sangue e produtos hemoderivados continua, mesmo frente à emergência de saúde pública de importância internacional em decorrência do coronavírus (Covid-19). Para manter os estoques e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde orienta a população que as doações devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus.

O esforço é para manter a demanda diária e contínua de sangue para atender pacientes com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

A doação de sangue é segura. Não há riscos para quem doa. Os mais de 30 hemocentros e 500 serviços de hemoterapia de todos Brasil estão preparados para receber os doadores. Esses serviços disponibilizam condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas.

“Estamos incentivando o doador de sangue a sair de casa para realizar esse ato heróico porque as cidades e transportes estão mais vazios, tornando o acesso aos pontos de coleta de sangue mais seguros e confortáveis. A população brasileira é reconhecida por sua postura solidária e certamente dará mais este bom exemplo ao mundo”, destaca o coordenador de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Rodolfo Duarte Firmino.

É importante lembrar que não há um substituto para o sangue e a disponibilidade é essencial em diversas situações. Em muitos casos, a disponibilidade de sangue é determinante para o sucesso de um tratamento.

Mesmo que nenhum estado tenha relatado falta de sangue até o momento, o estado de Santa Catarina, por exemplo, tem dependido da ajuda de outras unidades da federação para tratamento de casos de febre amarela em humanos. 

por Ministério da Saúde

Comentários comentar agora ❯