31 Outubro 2017 - 08:15

Quatro dicas para evitar que seus e-mails marketing caiam na Caixa de Spam

Investir em marketing de relacionamento digital faz toda a diferença para alavancar vendas, fidelizar clientes e até para fortalecer marcas. Mas, antes de iniciar uma campanha de e-mail marketing é preciso tomar certos cuidados para evitar que ela se torne envios de Spam em série.

O que é Spam?

Toda comunicação não autorizada pelo destinatário enviada por empresas via correio eletrônico é considerada Spam. Como esses e-mails são mandados para diversos internautas, ao mesmo tempo, são considerados envio em massa. O que faz com que o destino seja a Caixa de Spam.

Consequências para as empresas do envio de Spam

Quando você não tem a aprovação do destinatário para o recebimento de mensagens por correio eletrônico normalmente elas não caem na Caixa de Entrada. Mas, se a entrega ocorrer e o internauta abrir o seu Spam E-mail Marketing, você não terá bons resultados.

Isso porque a pessoa vai entender sua comunicação como algo forçado (já que não foi consentida) e irá marcá-la como Spam.

E o pior: irá associar sua marca a algo negativo. O que reduz consideravelmente as chances desse destinatário consumir seus produtos e serviços. Os prejuízos para seu negócio podem ser ainda maior quando a pessoa contar para outras que sua empresa é spammer.

Como deixar de produzir Spam E-mail Marketing

Todas as pessoas que recebem e-mail marketing da sua empresa deram consentimento para isso? Quando a resposta para a pergunta acima é não signfica que você está realizando uma campanha de Spam e-mail marketing.

Mas, não se preocupe porque isso pode ser mudado. Existem plataformas especializadas em marketing de relacionamento digital. Algumas oferecem recursos específicos para entregabilidade de e-mails mkt. Esse tipo de ferramenta ajuda a automatizar sua campanha, de forma prática, e garante a entrega de suas mensagens na Caixa de Entrada dos destinatários.

4 dicas para deixar de ser spammer e fazer seus e-mails mkt realmente chegarem a Caixa de Entrada

Só mande e-mails para quem autorizar ou solicitar

A primeira dica é nunca mais enviar comunicações em massa não autorizadas. Para isso, o ideal é investir em fazer clientes e prospects desejarem receber seus e-mails. Aposte em conteúdos relevantes e atraentes que sejam de real interesse de seu target. Dessa forma, eles é que irão solicitar o recebimento de seus e-mails marketing.

Automatize sua campanha de e-mail marketing

Essa dica é fundamental para as empresas que fazem marketing de relacionamento e se comunicam por e-mail com seus destinatários. É indispensável utilizar uma ferramenta de automação de e-mail mkt.. Só assim você terá certeza que suas comunicações chegarão na Caixa de Entrada.

Se você fizer isso pelo e-mail da sua empresa, ele será apontado como spammer pelos correios eletrônicos. Tudo que for enviado a partir dele irá cair na Caixa de Spam. Já usando os recursos de uma plataforma especializada em campanhas de e-mail marketing isso não ocorre. E você ainda terá outros benefícios como garantia de entregabilidade e aumento da taxa de abertura.

Crie você mesmo a lista de contatos para sua campanha de e-mail marketing

Não compre lista de contatos para começar sua campanha de e-mails marketing. Isso também é uma prática que leva ao Spam.

A dica é você mesmo reunir os e-mails dos clientes e prospects de forma transparente. Basta oferecer produtos gratuitos em troca de informações pessoais para acesso ao seu conteúdo. Pode ser e-books, webinários, lives, etc.

Cuidado especial com seu conteúdo

Além das questões técnicas e éticas para sua campanha de e-mail marketing, você deve prestar muita atenção no conteúdo enviado. Fuja de termos típicos de spammers como:

● Isso não é Spam
● Parabéns você acaba de ganhar (ou de ser sorteado, etc.)
● Grátis
● Gratuito
● Grande oferta / oferta imperdível

Isso porque os correios eletrônicos contam com um filtro poderoso que seleciona as mensagens que chegam a Caixa de Entrada. Se algo lembrar uma mensagem de Spam é classificado como tal. E aí suas chances de criar um bom relacionamento duradouro com os internautas reduzem drasticamente.

  

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