31 Dezembro 2019 - 14:39

Trânsito será alterado para réveillon em Brasília

As comemorações da virada de ano na capital do país terá reforço de segurança. O governo do Distrito Federal montou uma operação especial também nas vias da cidade para garantir a festa de hoje (31) na Esplanada dos Ministérios e Prainha.

De acordo com Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), 1,2 mil policiais militares farão a segurança nos locais. Além do policiamento convencional, o esquema ainda prevê a participação de agentes de unidades especializadas como os batalhões de Aviação Operacional (BavOp) e o de Policiamento com Cães (BPCães), o Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), PATAMO e ROTAM.

Esplanada

As vias da Esplanada dos Ministérios estarão parcialmente interditadas durante a festa de réveillon. Os shows ocorrerão no canteiro central a partir das 17h. A via S1 será bloqueada a partir da Catedral. Desta forma, as ligações entre as vias N1 e S1 estarão totalmente interditadas. A via N1 ficará livre até a altura da L2 Norte, para onde os veículos serão direcionados. Os condutores poderão fazer o retorno mais próximo na L2 Norte e retornar à Esplanada.

O bloqueio destes pontos foi montado para garantir as linhas de revistas pela Policia Militar do Distrito Federal. O procedimento é considerado fundamental para garantir a segurança do público e do evento.

Não será permitido entrar na área da festa com objetos perfurantes ou cortantes, garrafas, fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos.

O estacionamento entre os dois primeiros ministérios, em frente a via N1, será reservado para veículos por aplicativos e táxis. O público que chegar ao evento com veículo próprio poderá utilizar os estacionamentos dos ministérios e anexos, da Rodoviária do Plano Piloto e do Teatro Nacional. Os estacionamentos públicos dos setores bancários sul e norte também são uma opção para os condutores.

Os desbloqueios das vias estão previstos para as 03h, após a saída do público do local.

Prainha

Os departamentos de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o de Estradas e Rodagem (DER) vão trabalhar juntos no controle de tráfego e intervenções de trânsito para a realização do réveillon na Prainha. Serão organizadas operações de sinalização, controle, fiscalização e apoio à travessia de pedestres nas proximidades da Praça dos Orixás.

O evento na Praça dos Orixás, às margens do Lago Paranoá, ocorrerá em área pública com estimativa de 10 mil pessoas. Serão necessárias intervenções dos órgãos de trânsito na Ponte Costa e Silva e vias próximas.

A alça que liga a via da Ponte Costa e Silva à via L4 Sul ficará fechada a partir das 10h de terça-feira (31) para a montagem da estrutura do evento. Os condutores que estiverem se dirigindo à via L4 Sul, sentido Asa Norte, terão que fazer o retorno pelo viaduto.

Já o trânsito na Ponte JK, entre 13h e 23h, terá duas faixas liberadas no sentido Lago Sul e apenas uma faixa no sentido Plano Piloto. Entre 23h e 23h30, haverá apenas uma faixa liberada em cada sentido, ficando a terceira faixa fechada para o tráfego de veículos e, entre 23h30 e 0h30, o tráfego na ponte será totalmente fechado para garantir a segurança de motoristas e pedestres durante a queima de fogos.

O Detran montará pontos de controle de tráfego próximo à entrada do Clube de Engenharia. As equipes do DER ficarão responsáveis para a fiscalização e o controle do trânsito na via L4 Sul (DF 004).

O Detran atuará durante o réveillon 2020 na Prainha e no Pontão do Lago Sul com 20 viaturas, um helicóptero, guincho e empilhadeiras, empregando cerca de 50 agentes. Além disso, as ações da Operação Boas Festas serão intensificadas em todo o DF para garantir mais segurança aos usuários das vias, evitando principalmente a condução de veículos por condutores não habilitados ou sob a influência de álcool. 

por Agência Brasil

Comentários comentar agora ❯