03 Julho 2022 - 05:00

Sorriso de Plantão lança e-book gratuito sobre Direitos da Criança Hospitalizada

Divulgação
Livro com relatos de palhaços que atuam no projeto também está disponível

O grupo Sorriso de Plantão, amplamente conhecido em Maceió por levar alegria às crianças hospitalizadas em toda a capital, lançou este mês o e-book gratuito Direitos da Criança Hospitalizada. Ano passado, a obra com relatos Resenha do Riso, foi lançado e continua disponível para download no site da Editora da Universidade Estadual de Alagoas.

Segundo a professora Maria Rosa da Silva, da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que é também uma das colaboradoras do projeto, durante esses 20 anos de trabalho, a equipe notou algumas situações em que o direito da criança hospitalizada é negligenciado. “O livro perpassa várias discussões, falamos de crianças com câncer, quilombolas, indígenas, transgênero, cardiopatas, com zika vírus…”, relatou.

Além destas discussões, o livro digital também explica como acionar o conselho tutelar e o conselho de direitos em casos de negligência e ausência de classes hospitalares, brinquedoteca, etc. “Fazemos algumas reflexões sobre essa temática, em que a criança, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente é prioridade absoluta e a gente não vê isso na nossa prática”, disse.

Os livros foram lançados em forma de marcador de página, e estes possuem um QR Code, tornando de fácil acesso as publicações.

por Jacqueline Freire/Ufal

Comentários comentar agora ❯