01 Dezembro 2021 - 12:36

Funarte promove curso ‘Acessibilidade Cultural nos Espaços Públicos’ para servidores e colaboradores

Divulgação
Dinâmica do curso 'Acessibilidade Cultural nos Espaços Públicos'

AFundação Nacional de Artes – Funarte realiza, entre os dias 6 e 8 de dezembro, o curso Acessibilidade Cultural nos Espaços Públicos, no Teatro Cacilda Becker, no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa visa capacitar equipes de diversos setores da instituição para o atendimento com qualidade e excelência às pessoas com deficiência. O curso será ministrado pela ONG Mais Diferenças, de São Paulo (SP), que desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas há mais de 15 anos.

Acessibilidade Cultural nos Espaços Públicos faz parte das medidas adotadas pela instituição no âmbito da formação contínua dos funcionários, promovendo a democratização do acesso à cultura, a inclusão e o fortalecimento de políticas públicas na área. O curso terá uma dinâmica colaborativa, articulando teoria e prática. Os participantes receberão certificado e apostila com todo o material didático. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail capacitacao@funarte.gov.br

Sobre o curso

O curso Acessibilidade Cultural nos Espaços Públicos busca contribuir com a conscientização sobre a importância da democratização do acesso à cultura para todos; contribuir para que os equipamentos da Funarte se tornem referência em acessibilidade e inclusão; e promover a capacitação das equipes para a melhoria na qualidade do atendimento ao público com deficiência.

O conteúdo programático inclui os tópicos: evolução do conceito de deficiência - da perspectiva médica ao modelo social e de direitos humanos; mitos e realidades sobre as pessoas com deficiência; conceitos e princípios fundamentais: acessibilidade, barreiras, desenho universal, tecnologia assistiva, capacitismo e discriminação por motivo de deficiência; a cultura como bem público e comum; dimensões da acessibilidade: arquitetônica, atitudinal, comunicacional, produtos e serviços acessíveis; recursos de acessibilidade e seus usos nas diferentes linguagens artísticas e culturais; diretrizes para o desenvolvimento de protocolos de atendimento ao público com diferentes características, deficiências e faixas etárias; os diferentes processos de comunicação e atenção ao público com deficiência nos teatros.

Curso ‘Acessibilidade Cultural nos Espaços Públicos’

Ministrante: Mais Diferenças – Educação e cultura inclusivas

Dias e horários: 6, 7 e 8 de dezembro, segunda, terça e quarta, das 13h às 18h30

Público-alvo: servidores e colaboradores da Funarte

Inscrições: capacitacao@funarte.gov.br

Vagas: limitadas

Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2265-9933

por Funarte

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.