03 Outubro 2019 - 09:37

Mulheres e pessoas com deficiência contarão com várias ações inclusivas durante o Governo Presente

Divulgação
Expectativa do Governo de Alagoas é de atingir 30 mil pessoas nesta décima edição

A décima edição do Governo Presente já está chegando e a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) preparou uma programação especial para o público do Agreste alagoano. Durante os dias 3, 4 e 5 de outubro, a população de 13 municípios contará com ações de cidadania, saúde, lazer e informação por parte do Governo de Alagoas.

No dia 3, a partir das 9h, a Semudh leva atividades para a cidade de Coité do Nóia. A Superintendência de Políticas para a Mulher realizará rodas de conversa sobre violência de gênero e empoderamento feminino com as servidoras do município e mulheres rurais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Ainda no mesmo dia, moradores de Campo Alegre receberão o programa “Idealize Por Todas Elas”, da Semudh em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Dentre as ações que ocorrerão no Centro Social de Campo Alegre estão: a emissão da carteira de artesão, oficinas de plano de negócio para acesso ao crédito (Desenvolve e BNB), atendimento de saúde para mulheres, sorteio de brindes, certificados e atrações culturais.

Também serão realizadas palestras sobre: “Caso de Sucesso: Flaus irmã Nobre”, com Joyce Nobre, “Marketing Digital e Redes Sociais”, com Keyla Gabriele, “Coach de Vida, Produtividade e Autoconhecimento”, com Ana Santos, “Representatividade Feminina”, com Mirian Soares, e “Consultoria de Negócios”, com a palestrante Érica Albuquerque.

Na sexta-feira (4), vamos a Craíbas para a realização de palestra sobre empoderamento feminino com as estudantes do 9º ano de escolas municipais e rodas de conversa com as mães das adolescentes na Escola Nossa Senhora da Conceição. Finalizando as atividades da Superintendência da Mulher, no dia 5 de outubro viajaremos até Arapiraca para falar sobre violência doméstica e familiar a mulheres do Quilombo Carrasco, localizado na área rural do município.

PcD

A agenda da Superintendência de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência está toda concentrada em Craíbas. Durante os três dias de Governo Presente, serão realizadas oficinas de Libras com a apresentação do alfabeto e ensinos do primeiro nome das crianças e das principais saudações; circuito de oficinas pedagógicas abordando a temática de inclusão da PcD por meio de jogos lúdicos como pintura de figuras, espaço sensorial, atividades orientadas a sensibilização, dominó em braile, quebra-cabeça, pescaria às escuras; e, por fim, formas de sensibilizar a população acerca da inclusão da PcD com a distribuição de material impresso contendo jogos, convenção sobre direitos das pessoas com deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e informativo da Central de Interpretação de Libras (CIL).

Direitos Humanos

A programação da Semudh finaliza com a Superintendência de Políticas para os Direitos Humanos e a Igualdade Racial com atividades em diversos municípios.

Na quinta (3), a equipe se desloca até os Craíbas, Feira Grande, Campo Alegre e Coité do Nóia com a “Tenda de Direitos”, que tem o objetivo de informar aos cidadãos sobre os seus direitos como pessoa humana.

As atividades seguem no dia seguinte ainda em Craíbas e finalizam no sábado (5), com rodas de conversas no Quilombo Mameluco, em Taquarana, e no Quilombo Carrasco, em Arapiraca, ambas pela manhã.

Segundo a secretária da Semudh, Maria Silva, o objetivo é humanizar ainda mais a população do agreste sobre os direitos humanos, os direitos da mulher e a importância de se incluir a pessoa com deficiência na sociedade.

“A Semudh trabalha com isso diariamente. Estamos sempre buscando inovar e incentivar as boas práticas, o respeito e o conhecimento de direitos que estão garantidos na Constituição. Nossas atividades serão importantes e em conjunto com as outras secretarias a certeza é de sucesso. Parabenizo ao governador Renan Filho e aos responsáveis pela organização deste evento que se mostrou essencial na vida das alagoanas e alagoanos”, disse a secretária.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯