03 Dezembro 2021 - 12:37

Xilogravura e lambe-lambe: Mostra exibe documentário sobre artistas visuais sergipanos

Divulgação
Evento virtual acontece neste sábado no canal Arte de Toda Gente, no YouTube

A riqueza cultural e técnica de três artistas visuais da cidade de São Cristóvão, no Sergipe, aparecem em “Da Xilogravura ao lambe-lambe”, segundo episódio da série documental “Bossa Criativa”, que será exibida dentro da programação da Mostra Virtual São Cristóvão, neste sábado (04/12), às 18h, no canal Arte de Toda Gente, no YouTube. Os artistas Gladston Barroso, Cauê Mathias e Nivaldo Oliveira falam sobre suas carreiras, explicam suas técnicas e mostram ao público algumas de suas obras. O projeto Bossa Criativa é uma iniciativa que conta com a parceria entre Funarte e UFRJ com a Fundação João Bebe Água e integra o programa Arte de Toda Gente.

Neste episódio o tema são as artes visuais, destacando os três artistas locais Gladston Barroso, Cauê Mathias e Nivaldo Oliveira, que de forma descontraída falam sobre suas experiências artísticas, cada um seguindo um estilo diferente: grafite, xilogravura, nanquim, aquarela, óleo, carvão, giz, stencil, desenho, fotografia, design gráfico, ilustração digital, escultura, pintura, entalhe e também restauração.

O vídeo é o segundo episódio de uma série de 12 que serão exibidos na Mostra Virtual São Cristóvão e que trazem para o Bossa Criativa um panorama da diversidade cultural da cidade histórica do estado de Sergipe, considerada monumento nacional e é a quarta cidade mais antiga do país, tendo sido a primeira capital do estado.

A iniciativa faz parte do projeto Bossa Criativa, que integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. A mostra tem também como parceira a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água.

Quem são os artistas

Gladston Barroso é artista plástico e professor (arte-educador) reconhecido e formado em Artes Visuais. Ele pode ser encontrado a qualquer dia e hora da semana nas ruas, bancos, praças ou calçadas de São Cristóvão, com sua prancheta, lápis ou pincel, carregando tintas. Esteja ele sozinho ou com uma turma de jovens alunos (é professor da Rede Municipal e Estadual) ele passa seus dias a fazer intervenções de grafite ou lambe-lambe em muros e paredes devidamente autorizadas. Os experimentos de Gal – como é mais conhecido – são inusitados e diversos: nanquim, aquarela, óleo, carvão, giz, stencil, desenho, fotografia, etc. Em 2020, o artista são-cristovense realizou a exposição “Figure-se”, no Museu de Arte Sacra de São Cristóvão. Ele também recebeu uma Menção Honrosa no Salão dos Novos 2017, da Galeria J. Inácio, Aracaju.

Cauê Mathias é natural de Guarulhos (SP) e mora em São Cristóvão desde 2016. Ele atua em agências de publicidade e editoras como designer gráfico e ilustrador desde 2009. Começou a estudar desenho e ilustração no ensino médio e, desde então, nunca mais parou. Participou de diversos cursos na Quanta Academia de Artes, em São Paulo, entre eles os de Ilustração e Técnicas de Pintura. Já em Sergipe, ingressou na Universidade Federal de Sergipe - UFS, no curso de licenciatura em Artes Visuais e, na mesma época, implementou o Curso Livre de Desenho da UFS, que ministra para alunos da Universidade interessados em desenvolver ou aprimorar técnicas de desenhos para quadrinhos, ilustrações e projetos. Sua produção é focada em peças para o mercado publicitário, design e ilustrações digitais.

Nivaldo de Oliveira, o Mestre Nivaldo, desenvolveu sua técnica artística restaurando obras sacras nas igrejas de Salvador. Com o tempo, abraçou a arte popular e a xilogravura e instalou seu ateliê em São Cristóvão (SE), onde mantém aberto à visitação permanente seu ateliê-galeria. Entalhador, escultor e xilogravador, ele despertou seu interesse pelas artes plásticas aos 14 anos de idade por influência de seu pai. Logo entrou no curso Oficina de Expressão Plástica, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Dentro do mundo das artes, Nivaldo domina as técnicas da escultura, pintura, entalhe, xilogravura e restauração. Suas criações viajam pelo primitivo, barroco, passando pelo neoclássico, dando uma pausa no moderno e perpassando o que o contemporâneo lhe oferece. Um exemplo é a criação de ladrilhos em madeira, um trabalho tão encantador quanto suas xilogravuras, e que vem ganhando proporção pela sua beleza estética e inovadora.

Sobre a Mostra Virtual São Cristóvão

A Mostra Virtual São Cristóvão traz em seus vídeos história, cultura, gastronomia, artesanato e fé na voz e nos trabalhos de alguns dos filhos e filhas ilustres da cidade histórica sergipana. Quem abriu a série foi Joba Ralacoxa, com seu forró, sendo seguido pelos artistas plásticos Gladston Barroso, Cauê Mathias e Mestre Nivaldo Oliveira. Logo após foi a vez de outros destaques locais, como os luthiers Mestre Passos e Matheus Santana; E ainda, a cordelista Dona Alda Cruz e a poetisa Vera Lúcia. E por fim, as mestres da gastronomia, Dona Marieta da Queijadinha e Vera Maria dos Bricelets.

A série mostrará, também, criações de artesãos que produzem e expõem suas peças no Centro de Artesanato Sala dos Saberes e Fazeres; as imagens que contam histórias com os fotógrafos Neto Astério e Thiago Santos; e, ainda , ginga, dança e folguedos dos grupos folclóricos Caceteiras, Chegança e São Gonçalo. Além de depoimentos de historiadores sobre a história e o patrimônio arquitetônico são-cristovenses.

A Mostra Virtual São Cristóvão é a primeira de uma série que contemplará nove cidades que são patrimônios culturais da humanidade reconhecidos pela Unesco no Brasil: Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (Rio de Janeiro), São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), além da própria São Cristóvão (Sergipe).

Sobre o Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente foi lançado em 2020 e reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa – entre as quais, o circo. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo, com destaque para locais considerados patrimônios culturais da humanidade. A programação é composta ainda de festivais, séries, shows curtos, performances, palestras e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em ações presenciais, com participação de artistas de todo o Brasil. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

Mostra Virtual São Cristóvão do Bossa Criativa

Dia: 04 de dezembro l Horário: 18h

Disponível em: www.bossacriativa.art.br l https://youtu.be/sa4qLxBQtRo

Classificação indicativa: Livre

Programa Arte de Toda Gente

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Governo Federal | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Mais informações sobre editais e ações da Funarte www.gov.br/funarte

por Funarte

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.