06 Janeiro 2010 - 16:00

O Sertão retratado em película

Agência Alagoas

Um homem chamado Fabiano, Sinha Vitória, um menino mais velho, outro mais novo e uma cachorra chamada Baleia, esses são os personagens. A história é a travessia pelo Sertão em busca de meios para sobreviver. Vidas Secas é o título.

É com a famosa saga escrita por Graciliano Ramos e adaptada pelo “Pai do Cinema Novo”, Nelson Pereira dos Santos, que será inaugurado nesta quinta-feira (7), o Cine Esmal. O local funcionará como um espaço dedicado a exibição de filmes de qualidade. E o melhor de tudo isso: a entrada na sessão é gratuita.

“O auditório já existia no local. A ideia da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) é ter um espaço para bons filmes. A plateia acomoda mais de 300 pessoas. Queremos promover a cultura”, explicou José Marcio Passos, assessor cultural da escola.

De acordo com Passos, será montado um calendário anual de filmes. Nesta quinta-feira, após a exibição da sessão de cinema, Nelson Pereira dará palestra e participará de um bate-papo com o público. Além disso, durante o fim de semana o cineasta fará uma série de visitas aos locais que serviram de locações para Vidas Secas.

“Nelson visitará Palmeira dos Índios e Quebrangulo. É um reencontro com a terra onde foram gravadas algumas cenas. Dessa viagem será feito um documentário”, falou o assessor cultural.

O filme Vidas Secas foi rodado em 1963. Foi o único brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca. É um clássico do cinema brasileiro, daqueles que ninguém pode deixar de assistir.

A sessão está marcada para às 20h no auditório da Esmal, rua Cônego Machado s/n, Farol. Outras informações pelo telefone 2126-5399.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯