07 Agosto 2018 - 08:54

FSA investe R$ 90 milhões em parceria com estados e prefeituras para o desenvolvimento do setor audiovisual

Assessoria
Proporção de investimento do FSA aumentou para todas as regiões do País

O diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, anunciou nesta segunda, 06 de agosto, o lançamento da Chamada Pública ANCINE/FSA nº 01/2018 - Coinvestimentos Regionais, para parceria com órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta estadual, municipal e do Distrito Federal, com a finalidade de desenvolver o setor audiovisual local a partir do lançamento de ações conjuntas. As inscrições abrem nesta quarta-feira, 08 de agosto.

Esta é a quinta edição da linha, que traz uma importante novidade este ano: a proporção de investimento do FSA aumentou. "Para os órgãos e entidades das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o FSA complementará até cinco vezes os valores aportados. No caso dos órgãos e entidades da Região Sul e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, a proporção é de até quatro vezes e para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, até três vezes. Destaca-se ainda que no caso de municípios que não sejam capitais das Unidades da Federação, a proporção poderá ser incrementada em até uma vez", explicou Christian.

Houve mudanças também na destinação dos recursos. "Os investimentos do Fundo foram flexibilizados e poderão ser aplicados em desenvolvimento de projetos, produção e comercialização de obras audiovisuais, produção de jogos eletrônicos, produção de festivais e ações de capacitação”, continuou.

O anúncio foi feito em Fortaleza, na mesa de abertura do II Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE, que faz parte do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Na ocasião foram debatidas as políticas de desenvolvimento da ANCINE, MinC e SAv para as regiões CONNE e as garantias de uma política de continuidade e ampliação. Além do diretor-presidente, Christian de Castro, estiveram presentes ao debate, Frederico Mascarenhas, secretário do Audiovisual; Wolney Oliveira, diretor regional CONNE - Nordeste; Henry Campos, reitor da UFC; Leanne Araújo Holanda, representante do BNB; Fabiano Piúba, Secretário de Cultura do Estado do Ceará; e Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯