15 Março 2019 - 16:47

Diretor-presidente da Ancine se reúne no Itamaraty em Brasília

O diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro, acompanhado do chefe de gabinete, Juliano Vianna, cumpriu esta semana uma agenda de reuniões em Brasília. Na quarta-feira, 13 de março, Christian se encontrou com o embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. Criada em 1987, a Agência atua na coordenação, execução e avaliação de programas e ações de cooperação técnica e humanitária internacionais do Brasil. A cooperação visa a acelerar o processo de desenvolvimento social e econômico brasileiro, com a capacitação de instituições nacionais via transferência de tecnologia e conhecimento.

Christian de Castro considera que um possível projeto de cooperação técnica com um organismo internacional poderia contribuir para o fortalecimento institucional da ANCINE, aprofundando a capacidade de análise e de resposta da Agência. “Desejo estimular na minha gestão a qualificação dos quadros da ANCINE para a avaliação e o desenho das políticas públicas para o desenvolvimento da indústria do audiovisual. São inúmeras as demandas na Agência que poderiam se beneficiar de um projeto de cooperação”, acredita.

Entre os projetos apresentados pelo diretor-presidente estão estudos de impacto econômico dos instrumentos federais de financiamento ao setor; identificação de possíveis novos incentivos para a indústria e para a atração de investimentos estrangeiros; e estudos de cenários de estratégia comercial e de viabilidade que possam melhorar a performance das empresas dos diversos elos da cadeia.

As autoridades conversaram sobre a possibilidade de desenvolver um projeto de cooperação com algum organismo internacional com vistas fortalecimento institucional e desenvolvimento do mercado audiovisual.

Na quinta-feira, 14 de março, o diretor-presidente se reuniu com o Secretário-Geral das Relações Exteriores, embaixador Otávio Brandelli. Christian de Castro apresentou um panorama das mudanças implementadas em sua gestão desde que assumiu o comando da ANCINE em janeiro de 2018. “Desde que assumi, dei início a um processo de turnaround completo da instituição, com redução de custos, desburocratização, automação, transparência, melhoria do controle e gestão baseada em dados”, explicou.

Christian de Castro esclareceu ainda que a ANCINE vem trabalhando em duas importantes frentes: o combate à pirataria e a internacionalização do produto audiovisual brasileiro. “Uma prioridade minha à frente da ANCINR é o combate à pirataria. Em 2018, a ANCINE passou a integrar o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual e a coordenar uma Câmara Técnica de Combate à Pirataria criada pela Diretoria Colegiada. Além disso, criei uma nova coordenação operacional antipirataria dentro da Agência na área de fiscalização. A ANCINE vem buscando identificar melhores práticas internacionais de combate à pirataria de obras audiovisuais”.

Com o aumento das exportações de serviços audiovisuais brasileiros e o crescimento de investimentos nas coproduções, o diretor-presidente acredita também que iniciativas pela internacionalização do setor audiovisual podem elevar a imagem do Brasil no exterior. “Buscamos aumentar o número de tratados de coprodução do Brasil com outros países. Estamos em processo de elaboração de uma minuta padrão que contemple todos os interesses brasileiros e possa servir de base para negociação de novos tratados. Mapeamos inúmeros países com potencial para negociação de novos tratados de coprodução”, disse ele. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯