17 Maio 2022 - 18:06

Escola Nós No Bambu está com inscrições abertas para a Residência 2022 - Latinoamerica Brasil

CCOM Funarte
Projeto foi selecionado pelo Iberescena. A Funarte é a representante do programa no Brasil

Até o dia 28 de maio, coletivos ou grupos artísticos latinoamericanos que desejam participar da Residência Nós No Bambu 2022 - Latinoamerica Brasil podem fazer sua inscrição online. Selecionada pelo Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas - Iberescena, a Escola Nós No Bambu convida artistas da dança, circo e teatro para o projeto. A Fundação Nacional de Artes – Funarte é a representante do programa Iberescena no Brasil.

A Residência Nós No Bambu está oferecendo uma mentoria virtual aos profissionais de artes cênicas - circo, dança e teatro - que queiram aprender as bases da arte corpo bambu e se capacitar como educadores pioneiros da Escola Nós No Bambu. A base pedagógica da Residência são os “Manuais Nós No Bambu”, uma coleção de três e-books tutoriais com vídeos, fotografias e textos. Conheça o material de estudo, aqui.

A arte corpo bambu envolve a construção de instrumentos acrobáticos artesanais de bambu e a exploração das possibilidades de movimentação e expressão com estes instrumentos. As inscrições estão abertas e se encerram no dia 28 de maio de 2022. Interessados podem fazer sua inscrição neste link.

Sobre o programa

O Iberescena completa 16 anos de existência em 2022. Ele tem como objetivo estimular o fomento e a integração das atividades de circo, dança, teatro e performance. As propostas de artes cênicas devem promover a internacionalização e o intercâmbio de artistas e produtores brasileiros, em parceria com cidadãos dos outros 15 países integrantes do programa: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

Os propósitos do Iberescena foram estabelecidos com a Carta Cultural Ibero-americana, aprovada na IX Conferência Ibero-americana de Cultura, em 2006. Dentre eles estão: educação continuada para os profissionais das artes cênicas; incentivo a coproduções entre os produtores culturais do cenário latino-americano e a presença na cena internacional; e apoio a festivais e residências artísticas em prol da construção do campo cênico latino-americano. Os recursos financeiros do Fundo provêm das contribuições dos Estados-membros.

O programa Iberescena compõe o conjunto de iniciativas multilaterais coordenadas pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), organismos nos quais o Brasil tem atuação permanente.

por Funarte

Comentários comentar agora ❯