17 Setembro 2021 - 12:37

Secretaria Especial da Cultura retoma reuniões do Conselho Superior de Cinema

Ascom/Secult
1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Cinema

Em 02/09/2021, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Cinema - (CSC) com os novos Conselheiros, que tomaram posse para o mandato de 2 anos. O CSC é o principal órgão formulador das políticas públicas para a indústria audiovisual em toda a cadeia produtiva - TV aberta, TV por assinatura, video on demand, salas de cinema, games, reunindo produtores, distribuidores, exibidores, executivos, empresários, representantes do Governo Federal e sociedade civil, além da Diretoria da Ancine, convidada a participar das reuniões. O Presidente do CSC é o Secretário Especial de Cultura, Mario Frias, que liderou a reunião junto com o Secretário Nacional do Audiovisual, Bruno Côrtes.

Para o Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, a reunião é um marco simbólico para o esforço conjunto no setor do audiovisual e para que as ações cheguem ao Brasil profundo, aos brasileiros de fato. “Nossas ações têm sido realizadas para que a cultura audiovisual esteja acessível a toda população brasileira, descentralizando das grandes capitais, mas sem deixá-las desprovidas da atenção governamental, pois entendemos que os grandes centros urbanos movimentam o emprego, a geração de renda e são grandes vitrines para todo o país e o mundo. Direcionamos nossos esforços para a capacitação e formação de novos profissionais, para dar oportunidades às novas e futuras gerações.”, disse.

A 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Cinema teve como pauta, a apresentação da proposta de trabalho para elaboração do novo Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual (PDM), que vigorará pelos próximos anos. O PDM estabelece a estratégia para desenvolvimento da indústria audiovisual no Brasil. Para realização desse trabalho, foi apresentado um cronograma em etapas, que serão realizadas ao longo dos próximos meses de 2021. A primeira etapa de elaboração do novo PDM, já foi iniciada na 1ª Reunião Ordinária, através de uma apresentação detalhada do panorama do setor audiovisual brasileiro. Também esteve na pauta da reunião, o tema Acessibilidade, entendido pelo Governo Federal e pela indústria audiovisual, como de alta relevância para ser impactado pela formulação e implantação de melhores políticas públicas.

Estão previstas outras 3 reuniões do CSC ainda em 2021, sendo que a próxima será realizada em outubro. A 1ª Reunião Ordinária foi recebida com grande entusiasmo, participação e engajamento dos Conselheiros que assumiram o novo mandato de 2 anos. Houve uma demonstração de que o CSC tem um novo grupo extremamente forte, complementar e sinérgico, que trabalhará com o objetivo comum de recolocar a indústria audiovisual no Brasil na rota de crescimento sustentado. 

por Ministério do Turismo

Comentários comentar agora ❯