17 Novembro 2021 - 15:05

Com o objetivo de mostrar um pouco da história de Penedo, o "Solar Atlântico" abre suas portas

Divulgação
O novo espaço conta com dois ambientes, um pequeno teatro e uma galeria-museu

Penedo é uma cidade rica em seu patrimônio cultural e que possui um conjunto arquitetônico invejável, digno de muitos elogios, além de ter sido palco de grandes eventos históricos que influenciaram a formação política até mesmo em âmbito nacional durante os últimos séculos.

Por tudo isso, atrelado à hospitalidade de seu povo e alinhada à divulgação nas redes sociais, o município segue despontando como um grande atrativo turístico e agora conta com mais um grande reforço de peso.

Localizado na Rua Fernandes de Barros, nº 9, no Centro Histórico da cidade, o Solar Atlântico, uma casa-museu e novo centro cultural da cidade, abre suas portas com uma proposta inovadora e ousada, buscando mostrar um pouco da história e da riqueza cultural de Penedo e da região atravessada pelo Rio São Francisco.

O novo espaço conta com dois ambientes, um pequeno teatro e uma galeria-museu, ambos no térreo do secular sobrado.

O Theatro Phoenix resgata o brilho cultural da cidade ao final do século 19, com uma proposta inovadora que transformou a antiga senzala e depósito num charmoso teatro. Possui 31 lugares, podendo ser ampliado para até 50 assentos. Seu palco, embora pequeno, é suficiente para apresentações de pequenos grupos instrumentais e canto. A sala conta ainda com recursos de projeção, com tela retrátil, e um piano Pleyel de meia-cauda, o “Fitzcarraldo“. A meticulosa estrutura em pedra das paredes do solar encontra-se exposta nas suas paredes.

Já na porção frontal do pavimento térreo, com uma área de cerca de 60 m², encontra-se a “Galeria”. Esse setor apresenta três ambientes, com iluminação diferenciada e personalizável para exposições artísticas, que no momento expõe a mostra “Penedo 360°”, do fotógrafo e artista Ricardo Souza Lima.

Devido à pandemia, as visitas estão ocorrendo apenas sob agendamento, que pode ser feito na página do solar, estando restrita à galeria. O Solar Atlântico funciona das 09 às 17 horas, de segunda a sexta e de 13 às 18 horas aos sábados, domingos e feriados, nos dias disponibilizados para agendamento. Para mais informações mande uma mensagem para o WhatsApp (82) 9 9906-6800.

O sobrado

O sobrado está situado numa área elevada do centro histórico, nos fundos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1690-1915) e de frente para o complexo conventual franciscano de Santa Maria dos Anjos (1660-1783). Ocupa uma posição de destaque no ponto mais alto dos rochedos, com sua frente voltada para a parte sul e baixa da cidade, e de fundos para os penedos que dão nome à cidade.

A origem da construção é ainda incerta, contudo pelas reconstruções históricas, o local hoje ocupado pela casa estaria situado na área interna ao Forte Mauritius, construído pelos holandeses a partir de 1637.

Com a retirada dos holandeses, em 1645, o forte, construído parte em terra, parte em alvenaria`de pedras, foi destruído, e seu material teria sido aproveitado para a construção dos edifícios mais importantes no entorno, como o Convento e Igreja de Santa Maria dos Anjos (1660), a Cadeia Pública (1662) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1690).

Curiosamente, a Igreja Matriz, situada ao lado do solar, foi construída em local ligeiramente mais baixo do que a casa, o que sugere que o local já estaria ocupado no séc. 17. Já o estilo arquitetônico sugere métodos construtivos da segunda metade do séc. 18.

É possível que parte da construção já existisse à época do forte, ou tenha sido construída utilizando material do seu desmonte.

por Redação

Comentários comentar agora ❯