18 Outubro 2021 - 11:50

Ciclistas se aventuram fazendo rota que Dom Pedro II percorreu entre Penedo e Paulo Afonso

Reprodução
Roteiro Caminhos do Imperador

Um grupo de ciclistas, de várias localidades, se aventuram em uma jornada pela rota “Caminhos do Imperador”, caminho percorrido por Dom Pedro II no século XIX, entre Penedo e a cachoeira de Paulo Afonso, situada na Bahia. A viagem começou neste fim de semana, são 300 km de muita história e cultura.

No 4º ano da expedição, o grupo se reuniu em frente ao Museu Paço Imperial, local onde Dom Pedro II se hospedou para traçar a rota do imperador, trajeto percorrido por ele em outubro de 1859 nas cidades alagoanas do baixo São Francisco.

O professor Adenilson Oliveira falou um pouco a respeito da expedição idealizada por ele:

“Fizemos esta viagem em 2018, 2019 e 2020, de bike, até o município de Piranhas e esse ano, a 4ª edição é uma edição diferente, onde vamos até o objetivo final de Dom Pedro II, em 1859, quando ele foi visitar a cachoeira de Paulo Afonso”, comentou ele.

“Nosso objetivo é visitar aqueles espaços por onde ele (Dom Pedro II) passou nessa viagem, não só nos ambientes, mas também conversar com os descendentes destes moradores que ele encontrou quando passou por aqui em meados do século XIX. Meu ponto de referência é o diário escrito por ele, também pelo escrivão da frota (Pero Vaz de Caminha), a partir dessas informações traçamos um roteiro mais próximo possível”, finalizou Adenilson.

Um total de 22 bicicletas traçam o percurso de 300 km em mais de 30 horas, são quatro dias de atividade.

O cuidado com a saúde, para um trajeto como este, não pode ser deixado de lado. Um dos ciclistas participantes comenta que a equipe teve acompanhamento com nutricionista e que perdeu 12 kg para poder fazer o percurso e também foram realizados exames para checar a saúde.

Os ciclistas farão visitas a diversos locais históricos, em chão de asfalto e estradas de barro, sendo assim, conhecimento e aventuras não vão faltar.
 

por Estagiário sob supervisão da redação

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.