19 Setembro 2019 - 11:53

Resumo da novela "Abismo de Paixão": capítulos de 23 a 27 de Setembro

Resumo de segunda-feira, 23 de setembro

Florência fica furiosa ao ver Damião e Elisa abraçados. Dolores critica Augusto pela maneira como vem tratando Elisa desde que sua mãe morreu, diz que sua filha tentou de tudo para ganhar seu carinho e lembra que um dia irá pagar por todo desprezo que dá a sua filha. Florência termina seu relacionamento com Damião. Almerinda tenta impedir que ela volte para a capital. Padre Lupe diz a Damião que Elisa sofreu muito desde que sua mãe faleceu, que ela tem tido que enfrentar a indiferença de seu pai e o ódio de Carmen, que a acusa injustamente de ter causado a morte de seu filho. Edmundo visita Carmen, ela novamente tenta seduzi-lo. Por sugestão de Paulo, Florência procura Elisa para desculpar-se por ter sido tão grosseira, e para convidá-la para sua festa de compromisso. Elisa aceita seu pedido de desculpa, mas quanto a seu convite para a festa, não acredita que Almerinda vá permitir sua presença. Florência diz a Elisa que ela agora é sua amiga e que Almerinda não vai se opor a sua presença.
Edmundo pergunta a Carmen o que vai acontecer com a “relação” deles, ela responde que nada, porque ambos são casados e precisam ser muito discretos. Augusto exige que Edmundo lhe diga o que faz no quarto de Carmen, ambos se surpreendem ao vê-lo.

Resumo de Capítulo 21, terça-feira, 24 de setembro

Augusto encontra Edmundo saindo do quarto de Carmen e pergunta o que ele faz ali. Carmen se finge de ofendida e questiona se ele realmente acredita que eles estavam fazendo algo de mau. Florência diz a Damião que está arrependida pelo ocorrido na noite anterior e foi pedir perdão a Elisa, inclusive a convidou para a festa. Paulo procura Elisa na casa de Branca e como ela não está, pede a Branca o endereço da casa de Elisa, mas Branca se recusa a dar. Augusto diz a Carmen que a partir de agora vai acompanhá-la sempre em suas consultas médicas. Elisa pergunta ao Doutor o que sua tia Carmen tem, mas ele se nega a lhe dar qualquer informação. Lucio critica Augusto por ter expulsado a filha de casa. Augusto, zangado, responde que nem tem certeza se Elisa é sua filha, já que Estefânia e Rogério foram amantes por muitos anos. Lucio então sugere que Augusto faça um exame de DNA. Gael confessa a Elisa seu amor, ela diz que também gosta muito dele, mas como um irmão. Augusto pede perdão a Elisa e a diz que gostaria que ela voltasse para sua casa. Elisa confessa a Paloma que está apaixonada por Damião e morre de ciúmes por saber que ele se casará com outra mulher.

Resumo de Capítulo 22, quarta-feira, 25 de setembro

Paloma aconselha Elisa a lutar pelo amor de Damião. Carmen diz a Edmundo que está muito arrependida do que aconteceu entre eles, pois ambos são casados e ela não pode repetir a mesma história de sua irmã, pois Augusto não resistiria. Augusto diz a Edmundo que quer fazer uma prova de DNA para saber se Elisa realmente é sua filha. Paulo comenta com Florência que Elisa não quer ir à festa.
Paulo, soberbo, diz que Elisa irá com ele. Damião furioso o adverte que se o ver próximo a Elisa, o expulsará da fazenda. Florência diz a Damião que se Paulo for, ela irá com ele. Almerinda ouve toda a discussão e pede a Damião que reconsidere sua posição, pois a festa de compromisso precisa ser perfeita. Florência adverte Paulo que não quer Elisa em sua festa de compromisso, enquanto chora, diz a Almerinda que Damião defendeu Elisa e saiu sem se importar se ela ficava ou não na fazenda. Almerinda diz a Florência que sabe que Damião a ama e que Elisa é apenas uma pessoa por quem Damião tem um carinho especial pela convivência na infância, mas não tem motivo para se preocupar com ela. Almerinda vai à casa de Elisa para convidá-la para a festa.

Resumo de quinta-feira, 26 de setembro

Augusto diz a Carmen que vai fazer um exame de DNA para saber se Elisa é sua filha, mas não pretende contar a ela o resultado. Augusto diz a Carmen que está com sérios problemas econômicos. Carmen sugere que vendam tudo e partam para outro lugar onde possam começar uma nova vida. Augusto diz que isso não é possível, porque sempre foi agricultor e só sabe e deseja fazer isso, então se vendesse suas terras, seria sua ruína total. Ramiro diz a Almerinda que vai tirá-la do local, mas Almerinda diz que Elisa é sua convidada. Padre Lupe pergunta a Almerinda, qual foi sua intenção ao convidar Elisa. Almerinda responde que convidou Elisa para que Damião se dê conta que ela não vale nada e para isso precisa que Paulo não desgrude dela. Paulo tira Elisa para dançar, ela resiste, mas no fim aceita. Paloma pede a Gael que dance com ela, Gael se zanga ao ver Elisa dançando com Paulo, e deixa Paloma só. Paloma reclama com Gael por sempre deixá-la em segundo plano. Paloma se zanga e vai embora. Guido anuncia o compromisso entre Damião e Florência, Elisa sai da festa ao ver que Damião entrega um anel de noivado a Florência. Mais tarde Damião e Elisa se encontram e se beijam. Chorando, Elisa diz que ele é um homem comprometido e não deveria beijá-la. Augusto chega à fazenda Arango e esbofeteia Elisa diante de todos. Elisa chorando diz a seu pai que está na festa, pois a própria Almerinda a convidou, afirmando que assim elas melhorariam a relação entre as famílias e abriria a porta para uma possível negociação entre todos. Augusto responde que não precisa da ajuda de nenhum Arango.

Resumo de sexta-feira, 27 de setembro

Almerinda diz a Florência que Damião está muito estranho. Florência diz que ele ficou assim quando Elisa foi embora da festa. Almerinda se convence que foi um erro convidar Elisa, pois no final não serviu de nada. Bráulio se zanga ao ver Ramiro na cozinha, atrás de Antonia. Bráulio diz a Antonia que não gosta da maneira como Ramiro a olha. Elisa diz a Paloma que Damião a beijou e logo em seguida se desculpou, dizendo que era apenas um impulso, Paloma reitera que pode ser que Damião a tenha beijado porque sente algo por ela e talvez ele nem se case. Florência diz a Damião que se a ama de verdade, demonstre, e pede que eles se casem no civil imediatamente. Augusto diz a Carmen que o preocupa o fato de que Damião esteja próximo a Elisa. Carmen, querendo causar intriga, responde que Damião vai se casar e Elisa é quem não o tem deixado em paz. Bráulio diz a Damião que é uma pena que ele não tenha interesse em assumir a processadora, pois todos os trabalhadores o esperavam com muito entusiasmo. Damião pergunta a Bráulio se ele tem problemas com Ramiro, ele responde que todos os trabalhadores têm problemas com Ramiro. Damião pede perdão a Elisa por tê-la beijado, e diz que será a ultima vez que se vêem, pois voltará para a capital. Damião confessa ao Padre Lupe que beijou Elisa e se sente culpado porque isso é uma traição a Florência, e que Elisa ficou ofendida. Branca sugere a Elisa que esqueça Damião e que tente ver Gael com outros olhos. Elisa responde que ainda que queira esquecer Damião e ver Gael com outros olhos, não poderia, uma porque está apaixonada por Damião e outra porque Paloma ama Gael e ela é sua melhor amiga. Carmen, astuta, faz Edmundo acreditar que o ama e assim tenta convencê-lo a mudar os resultados dos exames de DNA que fez de Augusto e Elisa. Edmundo se nega, Carmen então decide colocar um ponto final no relacionamento. Edmundo desesperado abraça e beija Carmen, Paloma os surpreende.

Comentários comentar agora ❯